Maranguape realiza Plano de Ações Articuladas da Educação

Em junho deste ano, a Secretaria de Educação do município de Maranguape iniciou o planejamento estratégico para o período de 2011 a 2014. Nessa primeira etapa, serão atualizados os dados da realidade local, com ênfase na importância do planejamento na construção da qualidade do ensino. Esse é um momento de reencontro do município com o seu Plano de Ações Articuladas (PAR 2011/2014).

A partir da análise do monitoramento, com uma avaliação criteriosa do que foi executado, deverá haver a validação ou revisão da implementação das ações e subações cadastradas no PAR 2007/2011. Esse processo está sendo norteado: a) pela busca da melhoria na qualidade do ensino em todas as escolas, atendendo às expectativas de aprendizagem de cada série; b) pelo alcance dos resultados e metas previstos a partir do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Na etapa de diagnóstico, a coleta de informações e o seu detalhamento deverão ser obtidos a partir da discussão conjunta entre os membros da Equipe Local, cuja composição orientada pelo MEC, contempla a presença dos seguintes segmentos: Dirigente Municipal de Educação; técnicos da Secretaria Municipal de Educação; representante dos diretores de escola; representante dos professores da zona urbana; representante dos professores da zona rural; representante dos coordenadores ou supervisores escolares; representante do quadro técnico-administrativo das escolas; representante dos Conselhos Escolares; representante do Conselho Municipal de Educação.

As quatro dimensões planejadas no PAR são:

Dimensão 1 – Gestão Educacional;
Dimensão 2 – Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar;
Dimensão 3 – Práticas Pedagógicas e Avaliação;
Dimensão 4 – Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

Segundo o secretário de Educação, Gilvan Paiva, “esperamos concluir essa etapa de diagnóstico até agosto e passaremos para a etapa de elaboração propriamente dita do final de agosto até setembro, onde teremos o acompanhamento/orientação de dois técnicos enviados pelo MEC para a realização dessa etapa e posterior cadastro no SIMEC/MEC”.

Fonte: Prefeitura de Maranguape