Direção nacional do PCdoB ratifica desligamento de vereador

A Comissão Política Nacional do PCdoB confirmou a decisão do Comitê Estadual do PCdoB/CE de desligar o vereador João Eudes Ferreira Rocha, de Pacajus, por descumprito da orientação partidária.

A posição unânime da Comissão Nacional do PCdoB, de acolher a decisão da direção estadual do Ceará, foi tomada na reunião realizada no últma de 8 de julho. O vereador João Eudes teve seu desligamento das fileiras do PCdoB definido em reunião do Comitê Estadual cearense ocorrida no dia 14 de maio, quando foi analisado o relatório da Comissão Estadual de Controle. Na ocasião o orgão de controle disciplinar pediu o desligamento em face do parlamentar haver descumprimento à decisão partidária quanto às eleições de 2010. Rocha, ao invés de apoiar os candidatos comunistas e da coligação, fez campanha para outros candidatos, inclusive os majoritários da aliança PSDB/DEM.

A decisão da Comissão Política Nacional segue a regra estatutária de que as decisões sobre expulsão e desligado devem ser submetidas ao crivo do organismo imediatamento superior. No caso de desligamento, de acordo com o artigo 39 do Estatuto do PCdoB, o filiado punido não poderá retornar ao partido por cinco anos. Além de João Eudes, o também vereador Cláudio Diógenes, de Aquiraz, teve seu desligado aprovado pelo Comitê Estadual porém recorreu à direção nacional e seu processo ainda será julgado até setembro próximo.

Leia também: PCdoB/CE divulga comunicado sobre medidas disciplinares

Da redação local