Sem categoria

Dois terços dos franceses não querem reeleição de Sarkozy

Dois de cada três franceses não querem um segundo mandato do presidente da França, Nicolas Sarkozy, na eleição presidencial que será disputada em 2012. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos e divulgada nesta quarta-feira (20) pela revista Le Point.

O instituto entrevistou 956 franceses com mais de 18 anos nos dias 15 e 16 de julho. Dos consultados, 66% afirmaram não querer a reeleição de Sarkozy contra 29% favoráveis. Na mesma pesquisa, 60% das pessoas entrevistadas acreditam que o atual presidente não vai conseguir ficar mais cinco anos no poder.

Como consolo, entre os entrevistados que se dizem simpatizantes da UMP, a confiança na reeleição do presidente é de 56%, nove pontos a mais que a última pesquisa.

O resultado vai contra uma outra pesquisa que tinha detectado uma leve melhora no desempenho do candidato da UMP (União por um Movimento Popular, de direita), nas pesquisas. Em parte devido à série de escândalos envolvendo o ex-diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn. Acusado de tentativas de estupro nos EUA e na França, o economista era apontado nas pesquisas como o mais cotado membro do PS (Partido Socialista) para vencer a direita.

Outra pesquisa do Ipsos, na segunda-feira, mostrou um salto de 5 pontos percentuais na popularidade de Sarkozy em junho, maior avanço em vários meses.

Na semana passada, uma pesquisa do instituto CSA indicou empate técnico de Sarkozy com François Hollande, ex-secretário-geral do partido, hoje apontado como favorito para receber a indicação do PS à candidatura presidencial. Sua principal rival é a líder do partido e prefeita de Lille, Martine Aubry.

Fonte: Opera Mundi