Juazeiro do Norte comemora 100 anos

Nas ruas, como os romeiros costumam ir pedir ao "Padim", população festeja 100 anos da cidade.

Centenário Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte Bandeiras e estandartes nas ruas anunciam a chegada da data histórica dos 100 anos da cidade. Depois de dois anos de comemorações em torno da data, chega o grande momento histórico. O nascer do dia é acompanhado pelos estampidos dos fogos que ressoam desde à meia-noite de ontem. Na Colina do Horto, após a solenidade de entrega da estátua do Padre Cícero restaurada, foram cantados os parabéns da cidade, com o corte de um bolo de 100 metros. O lema mais cantado e que faz parte de um trecho do hino do Município é que a terra do "Padim" é a cidade que mais cresce no Ceará. Hoje, a cidade está em festa.

A trajetória histórica de Juazeiro, desde a sua independência, começa a desfilar pelas ruas em dia de gala. Autoridades de outros Estados do Nordeste são convidadas a participar da festa. O ato cívico acontece a partir das 8 horas, com hasteamento das bandeiras e, em seguida, o desfile.

A festa conta com a romaria voltada para o Padre Cícero, pela celebração dos 77 anos de morte do sacerdote. Mas, a maioria dos romeiros já se despediu da cidade, mesmo antes de comemorar a data. Outros chegam, como é o caso do presidente da Associação Beneficente Comunitária Padre Cícero Romão Batista, de Pinhão (SE), Jorge Lessa Costa, que também é taxista. "É um momento em que eu não poderia faltar com essa cidade, que acolhe os romeiros tão bem, com as bênçãos do Padre Cícero", diz ele. Também agradece pelo presente de Deus, segundo ele, com intermédio do sacerdote, pela conquista do veículo que ganhou. O túmulo do Padre, na Capela do Socorro, é bastante visitado durante os últimos dias.

Milhares de pessoas estarão nas ruas hoje, para as solenidades oficiais e a festa popular, no Parque de Eventos Padre Cícero, que tem como atração maior a cantora Ivete Sangalo.

Culminância

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romarias da cidade, José Carlos dos Santos, houve toda uma preparação para a culminância da data festiva. A mobilização partiu de vários setores, incluindo a Igreja, universidades, poder público e a própria sociedade. No último dia 19, um dos momentos mais esperados da semana centenária foi o lançamento de obras inéditas e reedições de clássicos sobre a história de Juazeiro, religiosidade popular e o Padre Cícero, publicados pela editora Imeph, de Fortaleza. A previsão é que fossem lançados 20 livros, mas os outros cinco serão lançados em outubro.

Segundo o presidente da Comissão do Centenário, este momento é de grande importância por possibilitar maior autoestima do povo da cidade, conhecendo mais de perto a sua história, os fatos que marcaram o seu desenvolvimento.

O prefeito, Manoel Santana, destaca a importância de grandes personalidades históricas que foram imprescindíveis no processo de construção e na luta pela emancipação da cidade. Os cem anos, segundo Santana, acabam sendo marcantes e de grande importância no processo de desenvolvimento da cidade.

Ainda haverá o casamento centenário, às 16 horas, no Ginásio Poliesportivo, o canto de parabéns e o corte do bolo comemorativo dos cem anos da cidade, às 18h30, na Praça dos Romeiros. Uma solenidade de comendas e homenagens acontece no Memorial Padre Cícero, com o lançamento dos selos e carimbos. Amanhã, a programação tem continuidade com encontro de ex-alunos dos Salesianos, no próprio colégio e, às 9 horas, a inauguração do busto de Floro Bartolomeu, no cruzamento da rua Padre Cícero com a Dr. Floro.

A cidade de Juazeiro do Norte, com a sua cultura, religiosidade, economia e desenvolvimento passou a ser referência para os próprios habitantes.

Fonte: Diário do Nordeste