Sem categoria

Mazé Leite: Desenhistas do mundo em Lisboa

Nestes dias 21 a 23 de julho acontece em Lisboa, Portugal, o 2º Simpósio Internacional dos Desenhistas Urbanos (Urban Skektchers). São cerca de 200 desenhistas de mais de 20 países, incluindo dois brasileiros: João Pinheiro e Eduardo Bazjek.

Por Mazé Leite

João Pinheiro, ilustrador e representante brasileiro do Urban Sketchers

Armados com lápis, canetas e aquarelas, esses desenhistas estarão participando de palestras, oficinas e ateliês públicos de desenho na capital portuguesa, em locais pré-determinados pela organização do evento.

Eles estarão reunidos até domingo, desenhando e assistindo palestras e seminários de diversos desenhistas e arquitetos de diversos países. Será uma oportunidade excelente para desenvolver ainda mais suas habilidades de desenho e para trocar experiências e conhecimento entre desenhistas. É um momento precioso para conhecer outros artistas, trocar ideias, contatos e experiências.

O simpósio é organizado pelos administradores do site “Urbansketchers“, uma associação sem fins lucrativos que pretende incentivar o desenho de observação direta da rua.

Ilustração de João Pinheiro: um bairro da Zona Leste de São Paulo

O evento consistirá numa série de workshops em vários espaços do centro histórico de Lisboa, assim como Conferências na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Os conferencistas deste ano incluem nomes como os de Frank Ching (Seatle), desenhista e professor; Ruth Rosengarten (Stamford University), artista e historiadora; Asnee Tasna (Bangkok), artista; Norberto Dorantes (Buenos Aires); Nina Johansson (Estocolmo); Marc Holmes(Montreal); Cathy Gatland (África do SUl) e Melanie Reim (New York City).

“O nosso objetivo, com os Simpósios, é chamar a atenção para a arte do desenho urbano e dar aos participantes, que se conhecem apenas online, um fórum onde possam conhecer-se pessoalmente e aprender uns com os outros no contato direto”, diz o fundador dos Urban Sketchers Gabriel Campanario, jornalista e ilustrador de Seattle, EUA.

Eduardo Bazjek, desenhista urbano, arquiteto, ilustrador

O Simpósio de Lisboa é o segundo evento anual que os Urban Sketchers organizam. O primeiro foi em Portland, Oregon, nos Estados Unidos, em Julho de 2010.

João Pinheiro, um dos desenhistas brasileiros que estará presente em Lisboa, ganhou uma bolsa que inclui passagem e estadia, fornecida pelos organizadores. O outro representante brasileiro é Eduardo Bazjek, arquiteto, desenhista e professor de ilustração voltada para a arquitetura.

Os dois brasileiros que participarão do 2º Simpósio Internacional do Urban Sketchers já se encontram na capital de Portugal. João Pinheiro desenha pelas ruas de São Paulo há vários anos, mora na Zona Leste, é ilustrador inclusive de livros infantis. Participa junto comigo do Forum Baixa Augusta de Arte e Cinema. Eduardo Bazjek é arquiteto, mora na Zona Oeste de São Paulo, também desenha pelas ruas há vários anos, faz ilustrações voltadas para a arquitetura. É meu colega do Atelier de Arte Realista de Maurício Takiguthi.

Aquarela de Eduardo Bazjek, representando o Museu de Arte de São Paulo, o MASP

O Brasil estará bem representado por esses dois grandes artistas!

Fonte: Blog da Mazé