Arruda Bastos: Gestão do HGF é iniciativa inovadora

O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, destacou os avanços que a gestão da saúde tem registrado no Ceará ao avaliar o Projeto Gerencial 100, lançado na manhã desta quinta-feira, 21, pela nova diretoria do Hospital Geral de Fortaleza.

Arruda Bastos

Arruda Bastos colocou o PG 100 do HGF no patamar de outras ações e iniciativas na área de gestão que, ao lado dos investimentos na rede de assistência, estão qualificando, ampliando e transformando a saúde no Ceará.

Resultado do planejamento realizado em 2010 para os três anos seguintes e com prazo de execução de 100 dias, o projeto alinha diretrizes na definição de estratégias e ações de responsabilidade das direções geral, médica, recursos humanos, administrativa e seção de estudos e pesquisas. Entre as ações definidas no PG 100, está a criação do Núcleo de Gestão Estratégica e Planejamento, na estrutura da direção geral. Para o diretor geral do hospital, Zózimo Medeiros, “o projeto, cheio de ações e atividades, melhora processos e fluxos internos e gera resultados na qualidade da assistência aos usuários do SUS”.

Para a otimização de recursos e racionalização do trabalho dos profissionais do HGF, a direção médica vai definir o perfil da assistência por clínica e serviço de acordo com a missão do hospital, com adequação dos espaços físicos, e atualizará os protocolos clínicos e os procedimentos operacionais padrões (POPs) para padronizar as rotinas.

Na direção técnica, o monitoramento e avaliação da produção e qualidade das ações será possível a partir da organização dos indicadores hospitalares nas clínicas e assessoria técnica da direção. O mesmo setor vai, ainda, elaborar protocolos assistenciais de enfermagem para garantir assistência segura para os pacientes e minimizar a possibilidade de riscos.

Será realizado estudo de dimensionamento dos recursos humanos. Com esse estudo, a direção de recursos humanos vai analisar a adequação da força de trabalho existente e apresentar proposta que atenda as necessidades do hospital. Na área do ensino serão estruturados os núcleos de pesquisa que vão coordenar, orientar e apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e produção de conhecimento em todo o HGF.

O HGF é um dos maiores centros de treinamento do País, certificado por portaria interministerial como hospital de ensino, atuando na formação de médicos em 24 especialidades. Atualmente, o hospital realiza 1.150 cirurgias, 16 mil consultas e 100 mil exames laboratoriais por mês. Na área de exames especializados, é o único da rede pública estadual a realizar eletroneuromiografias.

Além do atendimento de emergência nas áreas de cirurgia geral e vascular, clínica médica, obstetrícia e neurologia, o HGF possui 63 especialidades e sub-especialidades médicas e outros serviços de saúde – enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, farmácia, bioquímica, psicologia e serviço social. Hoje, o Hospital Geral de Fortaleza mantém o único Banco de Olhos do Estado, fazendo a captação, preservação e distribuição de córneas para os 13 centros transplantadores de todo o Ceará. Além de realizar transplantes de córneas, faz transplantes de fígado, pâncreas e rim.

Em outubro de 2009, o HGF inaugurou a Unidade de AVC, com estrutura moderna e equipe interdisciplinar de plantão 24 horas para fazer um atendimento diferenciado ao paciente que chega na emergência com AVC, a principal causa de morte hoje em todo o Brasil. A Unidade é a maior do país com vinte leitos e capacidade para atender 150 pacientes por mês.

É o maior hospital da rede pública do Ceará e referência nas especialidades de cirurgia geral, neurologia, neurocirurgia, reumatologia, nefrologia, transplante renal, gineco-obstetrícia, traumato-ortopedia, oftalmologia, entre outras.

Fonte: Sesa