Sem categoria

Espanha: líder sindical critica postura neoliberal do governo

O secretário geral do sindicato espanhol CCOO (Comissões Operárias), Ignacio Fernández Toxo, crticou nesta sexta (22) o chefe do governo, José Luis Rodríguez Zapatero, pela estratégia de reduzir deficit público em detrimento dos direitos sociais e trabalhistas. Toxo qualificou o ato como "um ataque ao bem-estar do Estado".

"Os governos europeus cederam às chantagens dos poderes econômicos, que desrespeitaram a cultura democrática ao inspirarem rombos autoritários", afirmou o dirigente espanhol em entrevista à imprensa.

O último mandato de Rodríguez Zapatero — condenou Fernández Toxo — deixou um saldo negativo para os trabalhadores, implementando uma reforma que consolidou a precarização com decisões como, por exemplo, a de diminuiu a indenização por do demitido. 

Para o líder do CCOO, são bem-vindas as eleições já que a população não confia no atual governo, que se mostra disposto a novos cortes de benefícios e à desestruturação das relações trabalhistas.

O sindicatista considerou que as propostas do candidato do  Partido Socialista estão em contradição com suas atitudes durante a atual gestão executiva.

O CCOO é a primeira frente sindical espanhola em número de afiliados e foi fundada clandestinamente, em 1968, durante a ditadura franquista.

 

Fonte: Prensa Latina