SINTUFCe divulga comunicado à sociedade sobre greve da UFC

Leia a seguir a íntegra da resposta do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCe) à carta do Governo Federal aos Reitores das universidades federais em todo país:

A greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi deflagrada em 16 de junho de 2011, após constatação de que a negociação com o Governo Federal em nada estava avançando. A greve é a última alternativa dos trabalhadores, depois de esgotados todos os meios de negociação. Conscientes de que utilizá-la requer muita responsabilidade e determinação, essa categoria resolveu apelar para esse caminho na tentativa de, finalmente, ser ouvida e atendida pelo Governo Federal.

Nossa luta é legítima e merece o respeito e a atenção devidos. Não sairemos da greve de mãos vazias. Não abriremos mão de novos concursos públicos e de melhorias no plano de carreiras (racionalização de cargos, step de 5%, piso de três salários, e incentivo à qualificação). Estamos em greve porque a saúde e a educação nunca foram priorizadas nesse país. Precisamos lutar para que a educação e a saúde sejam tratadas como investimento, e não mais como despesa.

Um novo fato preocupante para a categoria é a recente reapresentação pelo Governo Federal ao Congresso Nacional de proposta para privatização dos Hospitais Universitários. O Projeto de Lei 1749/2011 foi encaminhado em Regime de Urgência no último dia 5 de julho, e propõe a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Portanto, alunos, professores e sociedade em geral, defendamos a saúde e a educação! Essa responsabilidade nos une!

Fortaleza, 25 de julho de 2011.

Comando Local de Greve – Ceará

Fonte: SINTUFCe