Sem categoria

Vice-presidente colombiano respalda gestões de Piedad Córdoba

O vice-presidente colombiano, Angelino Garzón, respaldou nesta segunda-feira (25) as gestões que a ex-senadora Piedad Córdoba realiza em favor de um eventual processo de libertação de prisioneiros em poder da guerrilha.

Contudo, Garzón esclareceu que a determinação de autorizar a ex-parlamentar a adiantar as gestões nesse sentido cabem apenas ao chefe de Estado, Juan Manuel Santos.

O que é necessário destacar – assinalou – é que todo esforço que se faça em favor da liberdade dos prisioneiros sem nenhum tipo de condições é positivo.

Tudo o que Piedad Córdoba possa fazer a respeito é positivo, agregou.

A ex-congressista anunciou em 13 de junho passado que em agosto próximo dará detalhes sobre uma possível libertação de prisioneiros por parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Piedae Córdoba, líder da organização Colombianos e Colombianas pela Paz, disse que nessa ocasião se realizará un ato para rechaçar a guerra e assegurou que se divulgará o trabalho que fazem as organizações e mulheres que buscam a paz. Por sua vez, disse que uma vez que as Farc libertem seus prisioneiros, o governo deveria estabelecer uma mesa de diálogo para pôr fim ao conflito.

Desde janeiro de 2008, o grupo insurgente libertou unilateralmente uma dezena de prisioneiros, entre políticos, policiais e militares, processos nos quais o trabalho de Piedad Córdoba tem sido crucial.

Prensa Latina