Metalúrgica Crippa é obrigada a retirar câmeras de banheiros

A metalúrgica Cippa, localizada no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul, assinou um termo de ajustamento de conduta, por ter instalado câmeras de monitoramento no banheiro masculino. O Ministério do Trabalho e Emprego do município chegou ao local após uma denúncia do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul em junho, e ficou comprovado que a câmera tinha abrangência de todo o banheiro e do vestiário. Após a notificação, o equipamento foi retirado.

O gerente do ministério do Trabalho, Vânius Corte, explica que após a vistoria a empresa assinou um termo de conduta com o Ministério Público e se comprometeu a não manter equipamentos de filmagens em locais semelhantes.

Em caso de descumprimento, a Crippa pode pagar multa de R$ 30 mil por câmera irregular ou funcionário prejudicado, ou ainda pode ser movida uma ação civil pública. As câmeras de vídeo só podem ser utilizadas para manter a segurança nas empresas. Não são permitidas em nenhum local que possa provocar danos morais aos trabalhadores.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul