Sem categoria

Ollanta Humala toma posse com promessa de mudança gradual

No Congresso Nacional do Peru, Ollanta Humala prometeu mudanças graduais no país em seu discurso de posse. Aguardado pela população, o discurso incluiu a promessa de priorizar a integração latino-americana e combater a pobreza.

Leia também:

O primeiro presidente de esquerda eleito democraticamente no país jurou respeitar a Constituição de 1979 e não ao texto vigente, promulgado em 1993 pelo então presidente Alberto Fujimori após seu "autogolpe".

A Carta Magna promulgada o fim da década de governos militares foi definida por ele como uma "verdadeira inspiração democrática". A de Fujimori, de 1993, foi ignorada, por ter sido produzida depois de o então presidente decidir dissolver o Legislativo e intervir no Judiciário. A constituição de 1979 dava menos poderes ao presidente e exigia mais negociação com o Congresso do que o texto vigente.

"Uma nova era, com um governo que realizará a reforma democrática, liberdade, inclusão, paz e justiça", declarou Humala durante o seu discurso. O "soldado da democracia", como se autonomeou o presidente, não deixou claro nem fez qualquer menção a mudanças constitucionais. Outros presidentes de esquerda no continente protagonizaram alterações do gênero – Hugo Chávez na Venezuela, Rafael Corrêa no Equador e Evo Morales na Bolívia.

"Empresários, trabalhadores e representantes da sociedade civil, junto aos ministros integraram o conselho para inclusão social", anunciou Humala. Ele também anunciou a criação de conselhos de segurança, cidadania e luta contra a criminalidade.

O novo presidente ressaltou que cumprirá todos os contratos vigentes com mineradoras. Ele lembrou, porém, que a exploração de recursos naturais tem de ser feita com respeito à população, aos trabalhadores e ao ambiente. Na semana passada, quando anunciou os componentes de sua equipe econômica, foram escalados nomes de confiança do mercado financeiro, incluindo um membro do atual governo Alan Garcia, de perfil neoliberal – alinhamento criticado por Humala durante a campanha eleitoral.

Como esperado, Humala anunciou programas de inclusão social, como o "Pensión 65", e se comprometeu em combater a pobreza no país, além de buscar o pleno desenvolvimento do país. E aos que insistem em comparar o seu futuro governo com Hugo Chavéz ou Lula, ele ressaltou a autonomia peruana. "Não queremos copiar modelos, queremos constituir um modelo peruano de crescimento com estabilidade democracia e inclusão social", disse.

O comprometimento com a América Latina também teve atenção no discurso de posse. Atualmente, o Peru (ao lado da Colômbia) mantém um alinhamento direto aos Estados Unidos. Um acordo de livre comércio vigora desde 2007 entre os dois países. A hora é de aproximação com os países latinos. "A união é um objetivo pendente para todos os povos irmãos da América Latina. Queremos uma economia integrada especialmente com os (países) andinos e a América do Sul", declarou Humala.

Fonte: Rede Brasil Atual