Lucia Antony critica projeto que privatiza mercados de Manaus

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) defendeu, nesta segunda-feira (1º), a retirada imediata de pauta do projeto de lei 121/2011 que privatiza as feiras e os mercados da cidade de Manaus.

A parlamentar destacou que o projeto, de autoria do Executivo Municipal, afeta o abastecimento de alimentos na cidade, encarecendo produtos e serviços oferecidos nos mercados e feiras, prejudicando a população de Manaus.

“Sou contra esse projeto porque ele não vai resolver os problemas dos camelôs e nem dos feirantes. Não dá para fazer emendas em um projeto que já nasce errado em sua concepção. Com esse projeto, as feiras e os mercados deixam de vender apenas alimentos para vender bugigangas também. O prefeito Amazonino Mendes precisa retirar esse projeto de tramitação porque ele não serve para a cidade de Manaus”, afirmou.

Lucia Antony salientou que o PL 121/2011 prejudica também o lazer da população, uma vez que abrange a privatização de “equipamentos urbanos de atendimento a coletividade”, ou seja, logradouros de uso coletivo como praças, parques e vilas olímpicas.

“Com esse projeto, corremos o risco de ter a Ponta Negra, o Parque dos Bilhares ou o Adolfo Lisboa privatizados com dinheiro público sendo repassado de mão beijada para a iniciativa privada. O feirante deixa de ser permissionário e vira locatário para pagar não só o aluguel de seu box, mas também condomínio que é o dinheiro que vai ser arrecadado para pagar água, luz e a limpeza das feiras”, disse a vereadora.

De Manaus,
Anwar Assi