SINJUSC instala Centro de Estudos Fazendo Escola

Em um evento que contou com a presença de servidores do judiciário de todo o estado, autoridades e sindicalistas foi instalada na noite desta quinta-feira, 28 de julho o Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola

Escola do Sinjusc

A atividade concretiza uma idéia que vem sendo construída há vários anos pelos servidores da justiça em Santa Catarina: a de consolidar um espaço de formação estudo e pesquisa dirigido e dedicado aos trabalhadores.

Durante o seu pronunciamento, o presidente do SINJUSC, Cláudio Del Prá Netto Lembrou que muito mais do que um prédio com auditório e salas de aula o Centro de Estudos tem o objetivo de construir o conhecimento.

– Colocar tijolo sobre tijolo e construir o prédio é fácil, difícil é construir o conhecimento e encher o local com ensinamentos.

Oito sindicatos de trabalhadores do judiciário de outros estados enviaram representantes prestigiando a concepção defendida pela categoria de que quem efetivamente conhece os problemas enfrentados pelos servidores do Judiciário são os próprios servidores. E por isso a necessidade de que os assuntos ligados ao trabalho desses profissionais sejam por eles discutidos, tendo como objetivo o conhecimento e a busca de soluções adequadas.

Ângela Konrad representando a Associação Juizes Para Democracia ressaltou a importância do desafio que o Fazendo Escola tem que é dialogar com os trabalhadores, aproximando o ensinamento científico da realidade prática como tentativa de resolver os conflitos entre capital e trabalho.

– Esse é um fato grandioso e não tem precedentes no país.

Duas centrais Sindicais, a CTB e a UGT compareceram ao lançamento. Wagner de Souza do Sindicato União de São Paulo, representando a UGT lembrou que nos últimos anos todas as experiências na administração do judiciário brasileiro tem começado por Santa Catarina e agora são os trabalhadores que estão promovendo a mudança.

Odair Rogério da Silva da CTB ressaltou que a instalação do Fazendo Escola concretiza um espaço há muito almejado.

– Como sindicato de vanguarda o SINJUSC proporciona aos seus trabalhadores a condição de se apropriar dos conhecimentos para avançar rumo ao futuro.

Vindos de todas as partes do estado os trabalhadores do judiciário catarinense acompanharam a posse da diretoria do Centro de Estudos Fazendo Escola e na sexta-feira e sábado já participaram do primeiro evento promovido pela instituição: O Seminário Construindo a Justiça, Fazendo escola com uma programação que contempla debates sobre Justiça, Trabalho Público, Educação, Sindicalismo e Saúde.

Volnei Rosalem, presidente do Conselho Diretor do Fazendo Escola alertou para o fato de que historicamente existe a tendência de afastar o conhecimento do trabalho e do trabalhador criando desigualdades.
– Muito mais do que apenas manejar um computador e fazer bem o seu trabalho, o servidor deve ter a compreensão sobre as atividades que desenvolve. Para acabar com as desigualdades seculares é preciso que o serviço público funcione bem, e para funcionar bem é necessário que quem o faz possa pensar.

Além do presidente, o Conselho Diretor é composto por mais 4 membros, Alessandro Pickcius, Lauro Rammé, Cláudio Del Pra Netto e Ricardo Maes, além de 3 conselheiros fiscais: Liliane de Araújo, Luiz Nascimento Carvalho e Soraia Depin.

Os cinco membros do Conselho Científico do Centro de Estudos Fazendo Escola estiveram presentes ao lançamento e participaram como palestrantes do primeiro seminário realizado nos dias 29 e 30 de junho.

O coordenador Científico do Centro de Estudos, Herval Pina Ribeiro disse que uma escola feita por e para os trabalhadores tem o objetivo de desconstruir os muros que separam os trabalhadores das universidades.

– É preciso que o trabalhador deixe de ser apenas objeto de pesquisa e passe a ser o seu próprio pesquisador.

A partir de agora o Centro de Estudos Fazendo Escola passa a realizar eventos onde os trabalhadores poderão construir conhecimento a partir das suas próprias vivências e assim adquirirem condições de propor soluções para os problemas que enfrentam.

Com a instalação do “Fazendo Escola” o processo de construção coletiva do conhecimento se
torna realidade.

Conselho Científico

  • José Dari Krein – Doutor em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas e Diretor do Cesit – Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho
  • Eneuton Pessoa de Carvalho – Professor de economia da UniRio e pesquisador do IPEA – Instituto de pesquisa econômica aplicada.
  • Gaudêncio Frigotto – Filósofo e educador, doutor em Ciências Humanas pela PUC-SP, professor da Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ.
  • Matheus Felipe de Castro – Doutor em Direito pela UFSC e professor de Direito Constituicional da UFSC e Unoesc.
  • Herval Pina Ribeiro – Doutor em Saúde Pública, pesquisador, autor dos livros “O Juiz Sem a Toga” e “Os Operários do Direito” editados pelo SINJUSC.

de Florianópolis,
Josemar Sehnem