Walter Sorrentino faz palestra e visita Chapecó
Na manhã da última sexta-feira (29) o secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, visitou Chapecó. Além de conhecer a cidade, ele concedeu entrevistas às rádios locais, acompanhado pelo assessor parlamentar Sergio Scheffer e pelo suplente de deputado estadual Cesar Valduga. Sorrentino veio para o oeste catarinense por meio do mandato da deputada Angela Albino. Na quinta-feira (28) ele palestrou para militantes e simpatizantes do Partido.
Publicado 01/08/2011 20:54 | Editado 04/03/2020 17:14
Sorrentino falou sobre a inserção do PCdoB no terceiro mandato do governo popular, destacando a participação e a posição do Partido no governo de Dilma Rousseff. Ele ressaltou que o caminho foi aberto por Lula, o Brasil encontrou seu rumo, e agora precisa acelerar. Também falou sobre os desafios, nacionais e internacionais, colocados para se avançar num projeto nacional de desenvolvimento, opinando que o Brasil tem forças para fazer isso mesmo frente à crise internacional.
O secretário destacou dois assuntos nos quais o PCdoB teve papel importante no governo popular: o marco regulatório do Pré-sal e o Código Florestal Brasileiro. Em ambos, os relatores foram do partido. Ele conclui que, quando o assunto é complexo, chama-se o PCdoB. “É um bom momento para o Partido”, e isso acontece devido às ideias, manutenção dos compromissos e projeto político claro para o Brasil.
Outro assunto abordado por Sorrentino foi a reforma política, que precisa acontecer. Entretanto, reconhece que atualmente o projeto não passará no Congresso. Avalia que podem ocorrer mudanças prejudiciais, diminuindo a pluralidade partidária. “O ideal para nosso país é a representação mais plural possível”, afirma, pois um país que é plural culturalmente precisa ser representado da mesma forma.
A palestra ocorreu no Sindicato dos Bancários de Chapecó, Xanxerê e Região, sendo aberta pelo presidente municipal do PCdoB, Paulinho da Silva, e contou com a presença do vice-presidente do partido, Cesar Valduga, da deputada estadual Angela Albino, do presidente do Sindicato dos Bancários, Sebastião Araújo, e diversas lideranças municipais, da região, militantes e simpatizantes.
Rodízio
Durante o encontro, a deputada e presidente estadual do PCdoB Angela Albino confirmou o rodízio na Assembleia Legislativa: o suplente Cesar Valduga, que já foi vereador Chapecó com o maior número de votos, deverá assumir a cadeira por dois meses. Nas últimas eleições, quando concorreu para deputado estadual, Valduga recebeu 17 mil votos.