Vanessa saúda os 79 anos do município amazonense de Coari

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) saudou em Plenário nesta terça-feira (2) os 79 anos de existência do município de Coari, a 360 km de Manaus.

– É um município importante para a economia do Brasil, onde está localizada plataforma da Petrobras de Urucu, de onde se extrai petróleo e gás natural, petróleo da melhor qualidade, no meio da Floresta Amazônica – detalhou a senadora, ao salientar que a cidade reúne diversas etnias indígenas como jurimauas, os passés, os irijus, os jumas, os purus, os solimões, os uaiupis, os uamanis e os uaupés, e nasceu como aldeia no século 18.

A parlamentar mencionou que Coari ocupa a terceira posição em produção de gás natural, com produção de 119 mil barris/dia, depois do Rio de Janeiro, com produção de um milhão de barris/dia e Espírito Santo, com 169 mil barris/dia.

O município cultiva, relatou a senadora, produtos como a mandioca e a banana. Segundo informou Vanessa, Coari enfrenta problemas relativos ao crescimento desordenado como falta de planejamento e de esgotamento sanitário por ter tido crescimento de 300% em 25 anos.

O atual prefeito Arnaldo Mitoso informou a um grande jornal de Manaus, segundo Vanessa, que o município que contava com uma população de cerca de 14 mil habitantes até 1980 subiu para número superior a 50 mil habitantes em 2005. A senadora comentou que estão sendo realizadas obras de pavimentação de vias, inauguração de escolas e, na zona rural, construção de casas de farinha dentro de padrões adequados de higiene, pavimentação de vias e quadras esportivas.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) elogiou o tema trazido à tribuna, pois, salientou, a discussão sobre a distribuição de royalties terá importante lugar na Casa neste semestre, assim como a da reforma do Código Florestal. Disse que o país precisa encontrar meios de produzir com sustentabilidade, utilizando mão de obra intensiva, desonerando a folha de pagamento e intensificando o uso de alta tecnologia.

Nova política industrial
A senadora também cumprimentou a presidente Dilma Rousseff pelo lançamento do Programa Brasil Maior, que prevê uma nova política industrial, tecnológica, de serviços e comércio exterior.

Vanessa Grazziotin observou que, a partir de agora, o ministério da Ciência e Tecnologia passa a ser denominado Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Da Redação / Agência Senado