Sem categoria

Colômbia integra lista de países mais violentos da América Latina

Apenas em 2010, a Colômbia registrou taxa média de homicídios de 38,3 para cada 100 mil habitantes. No total, no ano passado, houve 17.459 assassinatos no país. Os dados são do Instituto de Medicina Legal da Colômbia. Os números de 2010 fazem com que o país se mantenha na lista dos mais violentos da América Latina

Os números mostram ainda que houve leve redução de mortes violentas em comparação ao registrado em 2009. O ano de 2009 foi o mais violento na Colômbia, segundo as autoridades, quando houve 17.717 assassinatos – indicando média de 39,4 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes.

De acordo com o Instituto de Medicina Legal, parte dos assassinatos está associada ao chamado ajuste de contas entre grupos rivais. O governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, intensificou o combate às ações das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Para as autoridades do Instituto Médico Legal do país, outra parte dos assassinatos está diretamente associada à guerrilha das Farc, ao Exército e a grupos armados que atuam no país. Para Santos, o combate a estes grupos incluindo as Farc integra a ordem de prioridades do governo. No entanto, ele disse que é uma questão interna da Colômbia e não aceitará ingerências externas.

Fonte: Agência Brasil