Atividades com Frei Betto marcam 10 anos da Adital

"Não é só festejar por estarmos vivos, é investir em mais informações que se preocupem com os valores da sociedade, é traduzir o que os nossos movimentos sociais têm para falar”. É com esse espírito que Pe. Ermanno Allegri, diretor executivo da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (Adital), finaliza os preparativos para a comemoração dos 10 anos da agência, neste mês de agosto.

Jantar, exposição de fotografias, palestras com o escritor Frei Betto, além de vendas de bolsas e camisas pelo site fazem parte da programação que celebrará uma década de atividades tendo como fonte os movimentos sociais.

No dia 5 de agosto, às 19h, no Buffet Benfica (localizado à Rua Teresa Cristina, n° 1976, em Fortaleza- CE), será realizado o "Jantar dos amigos da Adital”, uma confraternização para reunir os interessados e colaboradores da Agência, além de ajudar na campanha de autossutentação da entidade, com convites que custam R$ 50,00. O jantar contará, também, com uma exposição de fotografias – assinada por Alessio Moiola e Joanne Cardoso.

Ainda como parte da programação, a Adital, em parceria com o Instituto Frei Tito de Alencar, promoverá duas palestras com o escritor Frei Betto. Nos dias 9 e 10 de agosto, as palestras acontecerão em Fortaleza, no Auditório Castelo Branco do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e no Centro Pastoral Mãe da Igreja, respectivamente.

Na ocasião, haverá o lançamento do livro de Frei Betto, "Conversa sobre fé e política”, e as palestras "Crise da modernidade e espiritualidade” (20h, no IFCE) e "Uma nova visão dos Direitos Humanos” (19h, no Centro de Pastoral). No dia 10, pela manhã, Frei Betto estará em Barbalha, região do Cariri cearense, no Cine Teatro Municipal Neroly Filgueira, também apresentado livro e palestra. Os eventos são gratuitos.

Trajetória da Adital

Ao longo desses 10 anos, já são, aproximadamente, 1 milhão de acessos no site e cerca de 70 mil leitores cadastrados, que recebem – diariamente – os boletins da Adital. Porém, o diretor executivo revela que a maior divulgação da Agência se dá através das reproduções das suas matérias por outras entidades da América Latina. "Foram cerca de 3 anos para conseguir montar a lista de contatos de cada capital da América Latina, até construirmos a ‘maior fonte de notícias da sociedade civil'”. Hoje, a Adital recebe em média 400 e-mails, por dia, com notícias e sugestões de pautas vindas de diversos setores que compõem o continente latino-americano.

Pe. Ermanno relembra que pela primeira vez, em 20 anos, a América Latina está passando por um processo de construção e transformação da sua história. Foi justamente nesse contexto que a Adital nasceu. Focando em movimentos sociais, organizações não–governamentais e entidades, que constituem os novos protagonistas da história latina, a Adital surge com o objetivo de se fortalecer como agência para que esse processo de construção de nações mais democráticas tenha continuidade.

Personalidades da luta social, como o escritor e teólogo Leonardo Boff, reconhecem a importância da Agência para a sociedade civil. "Adital é um dos mais sérios e completos informativos que circulam no Brasil. Suas informações e artigos são absolutamente confiáveis. Daí sua repercussão pelo Brasil e em muitos lugares no estrangeiro que vêm buscar em Adital uma informação correta, honesta e sempre comprometida com a melhoria das condições de vida dos cidadãos, especialmente dos mais penalizados”, afirmou Leonardo Boff, também colaborador do site, para a campanha de autossutentação.

Com as comemorações dos 10 anos, a expectativa da Adital para o futuro é de conscientizar os (as) leitores (as) para ajudar a entidade a conquistar sua autonomia financeira. "Ainda dependemos de doações de instituições e outros órgãos. Se cada leitor ajudasse, com o valor que pudesse, nós poderíamos conquistar nossa independência financeira”. Porém, esse não é o único foco para os próximos anos. "Informar com mais profundidade e amplidão, focando em temáticas que merecem cobertura, como o exemplo do Haiti e da juventude da Guatemala, fazem parte dos nossos desejos”, complementa Pe. Ermanno.

Para ter acesso à programação completa, à venda dos convites para o jantar e mais informações dos 10 anos da Adital, os (as) interessados (as) podem enviar seus e-mails para [email protected] e [email protected], ou entrar em contato através dos telefones (85) 3257-9804, (85) 9912-7743 e (85) 8634-9409.

As blusas e bolsas, ilustradas pelo artista plástico cearense Audífax Rios, também podem ser adquiridos pela internet.

Fonte: Adital

Leia também:
10 anos – O maior patrimônio da Adital é dar voz às pessoas