Encontro do PCdoB destaca a ampliação da militância em Sergipe
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) fará uma ampla campanha para as eleições 2012. Movidos por esse sentimento, militantes de vários municípios sergipanos lotaram o Sindicato dos Bancários de Sergipe durante o Encontro Estadual do PCdoB realizado na última segunda-feira, 1º de agosto. O objetivo foi mobilizar e preparar a militância para as conferências municipais e a conferência estadual que irão discutir a construção partidária e as eleições de 2012.
Publicado 03/08/2011 12:40 | Editado 04/03/2020 17:20

Na composição da mesa, estiveram a vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos; a presidente estadual, Tânia Soares; o presidente municipal, Hallison de Sousa; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB); a vereadora de Aracaju Karla Trindade (PCdoB); o prefeito de Cristinápolis, Raimundo Leal (PCdoB); o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe, Edval Góis; o presidente do Sindicato dos Bancários em Sergipe, José Souza; além do presidente da União da Juventude Socialista, Bruno Henrique Rezende.
“Este é um momento importante e estratégico para o PCdoB que tem uma longa história decontribuições para nosso país. Todos aqui somos responsáveis pela construção do PCdoB que está desde 1982 em Sergipe e há 89 anos no Brasil. Queremos que nosso partido cresça e a meta é atingir todos os municípios do Estado, passando de cinco para oito mil filiados em Sergipe”, ressaltou Tânia Soares que conduziu as discussões na ocasião.
No discurso do prefeito Edvaldo Nogueira, foram saudados os protagonistas da história do partido, o futuro do PCdoB ali representado pelos jovens da UJS, representantes do movimento sindical e social e da militância comunista. “Desde 1988, elegemos vereadores em Aracaju. Somos uma força combativa nos movimentos sociais e, contrariando algumas expectativas, chegamos à Prefeitura de Aracaju com 52% dos votos”, afirmou o prefeito.
“O prefeito Edvaldo Nogueira foi o primeiro membro do PCdoB a governar uma capital no Brasil e eu tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto político que atua a partir dos interesses das amplas massas. Esse é o exemplo que levo para o meu mandato na Câmara de Aracaju”, afirmou a vereadora Karla Trindade, ressaltando que essa marca do PCdoB em Aracaju deve ser ampliada para outros municípios do Estado com a ajuda de toda a militância.
Mobilização
A vice-presidente nacional do partido, Luciana do Santos que também é deputada federal por Pernambuco, ficou impressionada com a mobilização dos militantes sergipanos.”Estou animada com esse ambiente que demonstra o poder de mobilização da militância sergipana que pode e deve crescer para as eleições 2012”, afirmou.

De acordo com o presidente do PCdoB em Aracaju, Hallison de Sousa, a comissão política do partido já aprovou a reunião do comitê estadual. Nesta reunião, será elaborada a proposta de resolução política com normas para as conferencias municipais.
“Em breve vamos iniciar as conversações com as direções municipais para planejar e marcar o calendário de conferências no Estado. Isso é só o começo e este encontro serve para demonstrar que o PCdoB é protagonista desse processo político e que a nossa chama ficará ainda mais forte para 2012”, finalizou.
Marcaram presença no encontro a secretária adjunta de Estado de Políticas para as Mulheres, Ivânia Pereira, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, o vice-presidente estadual do PCdoB, Adnaldo Nascimento, além dos secretários municipais de Assistência Social, Bosco Rollemberg, e da Educação, Antônio Bittencourt Júnior.

De Aracaju,
Regina Gressler Groenendal