Metalúrgicos de Carlos Barbosa entregam pauta de dissídio

Nesta semana o Sindicato dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa entregou a pauta de reivindicações do dissídio da categoria junto ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul – SIMECS.

As reivindicações da categoria são as mesmas feitas pelos metalúrgicos de Caxias do Sul, durante a campanha salarial deste ano: reajuste 14%, mais cerca de 69 cláusulas sociais. Entre elas, a fixação do piso da categoria em R$ 1 mil. Conforme Todson Marcelo Andrade, presidente do Sindicato, a previsão é de que na próxima semana seja convocada uma reunião com o SIMECS para a primeira rodada de negociações.  

A categoria, que na cidade engloba cerca de 5 mil trabalhadores, aproveitará as assembleias com os trabalhadores para oficializar a sua independência do sindicato de Caxias do Sul, providenciando estatutos e organizando a nova diretoria e as eleições, que devem acontecer no final do ano.

A data base dos Metalúrgicos de Carlos Barbosa é 11 de agosto. Período em que há forte mobilização em torno das reivindicações por reajuste de salários e por avanços em direitos para os trabalhadores.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, que conquistou neste ano o reajuste salarial de 9,25% – quase 3% de ganho real -, continuará respondendo legalmente pela base de Carlos Barbosa até que saia o registro definitivo da entidade no Ministério do Trabalho.

Fonte: Metalúrgicos de Carlos Barbosa