Sem categoria

Comunistas venezuelanos defendem vigência do marxismo-leninismo

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) instala nesta quinta-feira (4) em Caracas seu 14º Congresso, foro em que prevê atualizar o programa e a linha política da organização.

Segundo os objetivos divulgados pelo PCV, o conclave que se estenderá até o próximo domingo no Complexo Parque Central deve aprovar a reforma dos estatutos e eleger o novo Comitê Central.

As expectativas do encontro são reivindicar os fundamentos marxistas-leninistas da construção do socialismo e a necessidade de estabelecer uma aliança anti-imperialista para aprofundar o processo revolucionário venezuelano, comentou para Prensa Latina Carlos Aquino, integrante do Birô Político do partido.

De acordo com o dirigente, o 14º Congresso se desenvolverá em mesas de trabalho e em plenárias.

A ideia é discutir os documentos base (programa, linha política e reforma dos estatutos) em grupos, para posteriormente apresentar à totalidade dos delegados as conclusões dos debates, precisou.

Sobre a presença de convidados internaciionais no foro, Aquino adiantou a participação de 31 organizações de 28 países, procedentes dos cinco continentes.

O partido recebeu também cerca de 20 mensagens de organizações que não podem comparecer, mas que expressaram seu interesse pelo mesmo, informou o dirigente.

Prensa Latina