Comunistas venezuelanos debatem documentos do 14º Congresso
Reunidos em mesas de trabalho, representantes do Partido Comunista da Venezuela (PCV) debatem nesta sexta-feira (5) os três documentos centrais do 14º Congresso dessa organização, que se realiza desde ontem em Caracas.
Publicado 05/08/2011 05:16
O programa de ação, as linhas políticas e a reforma dos estatutos serão os textos a analisar e aprovar nas comissões, que se reunirão na Universidade Bolivariana da Venezuela.
Os resultados dos debates desta jornada serão submetidos no sábado (6) à análise e aprovação do plenário.
Na sessão de encerramento, serão apresentadas as conclusões dos debates e ocorrerá a eleição do Comitê Central.
Como indicou à imprensa o secretário de Relações Internacionais do PCV, Carolus Wimmer, o encontro que se encerrará no próximo domingo (7) é a continuidade de um processo de discussões iniciadas em 2009.
Os comunistas manterão sua linha ideológica anti-imperialista, anticapitalista e de defesa da construção do socialismo, “princípios que esperamos enriquecer com as análises da conjuntura atual da Venezuela, da região e do mundo, afirmou.
O 14º Congresso se instalou na quinta-feira (4) no complexo Parque Central da capital, com a participação de representantes de cerca de 30 países dos cinco continentes.
O ato de abertura contou com a presença do vice-presidente executivo, Elias Jaua e de vários dirigentes do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV).
Durante o encontro, os participantes receberam um telefonema do presidente, Hugo Chávez, que os saudou reconhecendo o labor e a trajetória do PCV em distintas etapas da história da Venezuela.
Mais cedo o mandatário escreveu em sua conta no twitter: "Desde minha trincheira, saúdo com as bandeiras bolivarianas o 14º Congresso do PCV! Abraços, camaradas! Vamos, pois, ao grande Polo Patriótico!
Prensa Latina