Sem categoria

Netinho de Paula, no ato das centrais: “aqui está a minha galera”

“Trabalhar 44 horas por semana não deixa tempo de curtir nem um pagode”. Com essa frase o cantor e vereador Netinho de Paula (PCdoB) declarou seu apoio à pauta das centrais sindicais pela redução da jornada para 40 horas, no ato realizado nesta quarta-feira (3) em São Paulo.

- Luana Bonone

Em seguida, Netinho afirmou que a demanda das centrais “vai chegar ao ouvido da nossa presidenta”. “E quando ela acordar amanhã de manhã, vai dizer: não vou deixar meu povo sofrendo”, completou.

Diante de uma multidão alvoroçada com sua presença no ato político das centrais sindicais na Assembleia Legislativa, Netinho cantou da música “Gente da Gente” (confira letra ao fim da matéria), sucesso dele com o rapper Mano Brown, do Racionais MC's, que fala da realidade do trabalhador brasileiro, e se disse emocionado em presenciar a caminhada de mais de 6Km: “Em minha história, na política e na música, esta foi uma experiência marcante, ver os trabalhadores unidos, fazendo suas reivindicações”, afirmou o vereador.

Para o vereador, as emoções proporcionadas pela vivência política são muito diferentes das que vivencia há 20 anos no mundo artístico: “as pessoas vão a um show movidas por um artista ou uma música, aqui o que move é uma causa, e uma causa que reflete na melhora da qualidade de vida de todos. Não é só algo de momento”, explica.

Carisma

Pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PCdoB, Netinho mal conseguiu chegar ao seu carro após descer do palanque do ato. Abraços, fotos, sorrisos, mais fotos, o carismático vereador foi cercado por admiradores de todas as idades. Perguntado se esse alvoroço em torno da sua presença se dá em todos os espaços, Netinho de Paula abre um largo sorriso e responde: “aqui está a minha galera, o povão mesmo, com quem mantenho interlocução direta há 20 anos”.

Netinho falou ainda da identidade do público com a sua trajetória: “o que não podemos esquecer é que a minha história se confunde com a vida dessas pessoas. Elas constituem uma nova classe e também estão à procura do seu caminho político, dos seus representantes. O crescimento não é só do consumo, essas pessoas querem qualificar o seu voto, suas ideias”. Netinho afirmou que ele é uma das pessoas que representam essa referência e disse acreditar que a tendência é que essa “nova classe” busque representação entre os setores da esquerda brasileira.

Perguntado se essa relação com o povo é o motivo da sua pré-candidatura, o cantor e vereador responde de imediato: “sim, é porque acredito que essa massa bota fé em mim, acredita no meu modo de pensar”.

Confira a letra da música "Gente da gente", de Netinho de Paula e Mano Brown:

Gente da Gente

Esse samba é pra gente da gente
Que vive a pegar no batente
Com sol ou com chuva ou doente
Sabe que tem que trabalhar
Esse povo merece uma medalha
Porque nunca foge da batalha
Essa gente da gente não dá falha
Porque não tem fã de canalha
Essa gente é na gente que crê
Negritude é lição de viver
Juventude drogada pra quê?
Ai meu Deus, o que posso fazer?
Essa gente já sofre demais
São tratados como animais
E só querem um pouquinho de paz
E precisam ouvir Racionais!

De São Paulo, Luana Bonone