Haroldo Lima fala da urgência na capacitação em petróleo e gás

Na próxima terça-feira (9), o diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, dará palestra na Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) sobre a importância e a urgência de capacitação no setor de petróleo e gás.

Com o tema “Perspectivas que surgem a partir do novo marco regulatório de petróleo, gás e biocombustíveis do Brasil”, Haroldo Lima fará a aula inaugural do curso Gestão em Petróleo e Gás com ênfase em Regulação e Gestão Tecnológica, às 18h30. A aula inaugural será aberta para qualquer participante.

“O setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis está dando um salto no Brasil. De país que importava petróleo e gás, ganhamos autossuficiência e estamos nos preparando para sermos exportador do óleo e de seus derivados. A indústria petrolífera terá que chegar a um patamar superior e já se prepara para tanto. O Rio de Janeiro é a capital brasileira do petróleo. Daí porque a demanda de mão de obra especializada por aqui será enorme. Penso que um grande esforço deverá ser feito, sobretudo no Rio, para que essa mão de obra seja preparada, com brevidade, sem o que poderá haver importação de mão de obra”, afirma Haroldo Lima.

Para o presidente da Fundação Ceperj, Jorge Barreto, “petróleo e gás é um setor extremamente complexo e dinâmico, em busca de executivos com conhecimentos gerais e específicos, desenvolvidos nas habilidades de análises de informações, tomada de decisão e gerenciamento de projetos, para assumirem posições gerenciais demandadas no presente e no futuro”.

Curso

As inscrições para o curso continuam abertas, mas restam poucas vagas. As matrículas podem ser presenciais, via internet ou por telefone: (21) 2334 7178, 2334 7179 e 2334 777107, da EGPP, na sala 701 (secretaria), das 9h às 17h, www.ceperj.rj.gov.br.

As aulas serão ministradas na sede da Fundação, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, Zona Sul do Rio. Poderão ser frequentadas por dirigentes, gerentes e profissionais de empresas relacionadas com o setor, consultores especializados, especialistas em comércio exterior, profissionais de meio ambiente, advogados, prestadores de serviços e outros que atendam ou pretendem atender ao setor.

O curso terá a duração de 15 meses e carga de 368 horas, com apresentação obrigatória de trabalho de conclusão para todos os participantes.