Sem categoria

Ucrânia: Ordem de detenção de ex-premiê provoca confrontos

A ordem de detenção provisória da ex-primeira-ministra da Ucrânia Iulia Timochenko, julgada por abuso de poder, foi seguida nesta sexta-feira (5) de confrontos entre deputados do seu grupo parlamentar e agentes do destacamento especial da polícia "Grifon".

Segundo a agência Ria-Novosti, quando os agentes da polícia se aproximaram de Iúlia para conduzi-la à prisão, os deputados do Bloco Iúlia Timochenko começaram a gritar "Vergonha!" e "Iúlia! Iúlia!".

Na sala registaram-se confrontos entre agentes da polícia e deputados do Parlamento ucraniano, que gritavam: "Fascistas, irão todos para a cadeia!".

Iúlia é uma das "cabeças de ponte" do imperialismo americano na Ucrânia. É uma das maiores defensoras do ingresso do país no Pacto Militar do Atlântico Norte. O ex-presidente Viktor Iuchtchenko e Iúlia foram protagonistas do golpe de Estado branco que o país sofreu em 2006, com a instalação da chamada "revolução laranja", em seguida às eleições locais, contestadas por supostas fraudes e que levaram Iuchtchenko ao poder meses depois.

Com informações da Voz da Rússia