Lucia critica a falta de políticas para as mulheres em Manaus

Invocando os cinco anos da Lei Maria da Penha, a vereadora Lucia Antony (PCdoB) criticou, nesta segunda-feira (08/08), a demora do prefeito Amazonino Mendes em implantar a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, fundamental para garantir os direitos das mulheres na cidade de Manaus.

Ela pediu que o atual prefeito adote as recomendações que constam no relatório final que foi elaborado durante a 3ª. Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres para assegurar os direitos básicos das mulheres como o acesso ao mercado de trabalho, proteção contra a violência e educação de qualidade. “O Município ainda não conseguiu ter uma política voltada para as mulheres de Manaus. Essa inércia não é nenhuma surpresa, pois a prefeitura não possui políticas públicas em muitos campos vitais, incluindo, na área de educação e para o reordenamento da cidade”, disse.

Apontando os caminhos que o Executivo Municipal deve seguir, Lucia Antony cobrou a implantação de programas de qualificação de mão-de-obra feminina e a criação de uma rede de proteção à mulher com a construção de abrigos e de centros de referência que vão prestar apoio à mulher vítima de violência. “A maioria das mulheres sofrem violência dentro de casa. Em torno de 80% dos casos de agressões são testemunhados pelos filhos, afetando a saúde mental deles que, mais tarde, vão reproduizr esse comportamento violento que testemunhou em sua casa. É preciso fazer um trabalho para recuperar o homem agressor, que agride em função de uma doença que o leva a um desequilíbrio, desenvolvendo um trabalho para promover a inclusão social desses homens agressores”, falou a vereadora.

De Manaus,
Anwar Assi