Sem categoria

Policiais e bombeiros pressionam pela aprovação da PEC 300

“Não vou relaxar. Sou da PEC 300”. Com os dizeres ostensivos nas camisetas e enrolados nas bandeiras que identificam os estados de origem, policiais e bombeiros encheram as dependências da Câmara, na manhã desta terça-feira (9), em mais uma manifestação pela votação da Proposta de Emenda à Constituição que estabelece piso salarial nacional da categoria, a chamada PEC 300.

Os manifestantes ameaçam uma paralisação enquanto perdurar a indefinição sobre a votação da matéria, que foi aprovado em primeiro turno no ano passado, mas não está prevista a votação em segundo turno.

Os PMs e bombeiros fazem visitas, em grupos, aos gabinetes dos deputados. Para o projeto entrar na pauta de votação, falta apenas a assinatura do líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP).

O ex-deputado capitão Assumção (PSB-ES), que está à frente da manifestação, anuncia que "a participação de todos é fundamental. Só desta forma teremos a convicção que a PEC 300 será colocada em pauta para votação e conclusão da matéria na Câmara dos Deputados", acrescentou.

A resistência à votação da matéria tem origem nos governadores e no próprio governo federal, já que a criação de um piso salarial para policiais militares e bombeiros significa um aumento de despesa de R$34 bilhões.

De Brasília
Márcia Xavier