Sem categoria

Câmara convida ministros para explicar denúncias

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovou na manhã desta quarta-feira (10) requerimentos de convite para que o ministro do Turismo, Pedro Novais (PMDB), e o ex-chefe da pasta, Luiz Barretto Filho, compareçam ao Congresso Nacional para explicar a existência de um suposto esquema de desvio de recursos de convênios na pasta.

Como foram aprovados convites, tanto Novais como Barretto podem se recusar a prestar esclarecimentos aos parlamentares.

A Operação Voucher da Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na terça-feira e deteve, entre outros, o secretário-executivo do ministério, Frederico Silva da Costa, o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, e um ex-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Ainda nesta terça, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), avaliou que, em uma análise preliminar, Novais não poderia ser colocado no rol de suspeitos, uma vez que os convênios alvo da investigação datam de 2009, quando o peemedebista não era o titular do ministério.

Naquele período, o responsável pela pasta era Luiz Barretto, que assumiu o ministério após a saída da petista Marta Suplicy.

Fonte: Terra