Lula critica Cesar Maia e diz que se tiver união pode apoiar Paes

O ex-presidente Lula esteve, no dia 9, no Rio de Janeiro, onde participou de um almoço no Palácio Laranjeiras e de uma solenidade pelos 30 anos do Ibase – instituto fundado por Betinho. Lula disse que “se todos estiverem juntos, eu estarei com vocês. Se vocês se dividirem, não vou meter a minha mão em cumbuca”.

O almoço reuniu parlamentares da base aliada da presidenta Dilma Rousseff, entre eles a deputada federal Jandira Feghali, os senadores Lindberg Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB). Lula elogiou a atuação de Paes, principalmente nas áreas de habitação, saúde e educação, e disse que a parceria entre Prefeitura, Estado e União facilitou a implantação de programas federais. Ele disse que em seu primeiro mandato os programas não avançavam por causa da falta de uma melhor relação com o ex-prefeito Cesar Maia (DEM).

À noite, Lula participou da conferência Cidadania e Política, que abriu as comemorações do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Lula parabenizou a entidade pelas iniciativas nos últimos 30 anos. O evento aconteceu no Centro Cultural da Caixa.

O ex-presidente também lembrou da luta contra a fome e a miséria empreendida por Betinho. “Eu sabia que a fome era um problema social que tinha que ser transformada num problema político. E ai foi importante o papel do Betinho, que conseguiu nacionalizar um problema dos anônimos desse país”, disse.

Após a conferência, Lula ainda visitou a exposição “Betinho e o Ibase”, parte das atividades públicas do Ibase 30 na Caixa Cultural. A exposição é gratuita e poderá ser vista até 18 de setembro.

Com informações do jornal O Dia