MEC assegura expansão universitária federal na Bahia
Em reunião com a bancada federal da Bahia ocorrida nesta quarta-feira (10/8), o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, anunciou a ampliação de unidades federais de ensino superior em todo o estado da Bahia. O secretário comunicou aos parlamentares a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia, com campus em Barreira, Luiz Eduardo Magalhães e Barra; e da Universidade Federal do Sul da Bahia, com campus em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Publicado 11/08/2011 01:06 | Editado 04/03/2020 16:19
Na oportunidade, o secretário Luiz Cláudio disse que a opinião dominante no MEC era a de fixar a sede da UFSB em Porto Seguro. A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) apresentou ao secretário o histórico das reuniões acadêmicas e políticas que concluíram que a cidade de Itabuna seria a mais preparada para sediar a nova universidade federal e reivindicou a criação de um campus na cidade de Eunápolis.
O secretário Luiz Cláudio Costa afirmou que levará em consideração os argumentos e reivindicações apresentados pela deputada e demais parlamentares. Na reunião foi ainda apresentada pelo titular da Secretaria de Educação Superior a decisão de criar um campus da UFBA em Camaçari e um campus da UFRB em Vitória da Conquista.
A deputada Alice Portugal fez um histórico do vazio educacional federal nas regiões do Sudoeste baiano e Serra Geral (Vitória da Conquista, Guanambi, Jequié, Caetité e outras) e reivindicou de instalação de novas universidades para contemplar estas importantes cidades, destacando que o Campus Anísio Teixeira está pronto para ser emancipado como universidade, incluindo o curso de Medicina em Jequié.
Alice também chamou a atenção para a carência de cursos superiores federais e estaduais na Chapada Diamantina, incluindo Irecê e Jacobina, e na região do litoral norte da Bahia. O secretário Luiz Cláudio Costa disse aos parlamentares que considera que o MEC ainda não saldou seu débito com a Bahia, mas que era preciso considerar que estava havendo avanços importantes neste sentido.
Ao lado do deputado Antônio Brito a deputada Alice Portugal defendeu ainda a instalação de um curso de medicina em Jequié e, secundada pelo deputado Luiz Alberto, defendeu a criação de campus da UFRB em Valença, Santo Amaro da Purificação, entre outras cidades.
O deputado Daniel Almeida defendeu a criação de mais cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco no estado da Bahia e Luiz Alberto pediu pressa para a instalação da Universidade da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB em São Francisco do Conde. Ao término da reunião, a deputada Alice Portugal parabenizou o MEC por sua política de novas universidades federais e novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Fonte: Ascom/gabinete da deputada Alice Portugal