PCdoB-RJ debate os desafios da comunicação partidária
Dedicado ao comandante Fidel Castro, que comemorou 85 anos no dia 13, o Encontro Estadual de Comunicação do PCdoB-RJ debateu os principais desafios dessa frente, com a presença do Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo.
Publicado 15/08/2011 19:08 | Editado 04/03/2020 17:04
Participaram do encontro representantes de nove comitês municipais (Rio de Janeiro, Campos, São Gonçalo, Araruama, Belford Roxo, Magé, Miguel Pereira, Cambuci e Casimiro de Abreu) além da CTB (presidente estadual Maurício Ramos, Secretário de Comunicação Paulo Farias), UJS (Monique Lemos), UNEGRO (Antônio Carlos, executiva estadual), Conam (Paulo César, executiva nacional) e Sindicato dos Servidores Civis das Forças Armadas (presidente Luis Cláudio).
O encontro também contou com a presença dos dirigentes estaduais Ana Rocha, presidente do PCdoB-RJ, que falou sobre o quadro político no estado e a atuação do Partido nas diversas frentes, Wevergton Brito, Secretário Estadual de Comunicação, que abordou a Comunicação do Partido no Estado, Uirtz Sérvulo, Secretário Estadual de Organização e Igor Bruno, Secretário Estadual de Juventude e Coordenador de Políticas para a Juventude da prefeitura do Rio.
Sobre o projeto político estadual, Ana Rocha ressaltou, entre muitas outras questões que “é preciso que as direções municipais estejam organizadas para dirigir o processo das eleições de 2012, sendo esse um momento privilegiado para o crescimento do PCdoB”.
Tarefas da comunicação
Em seguida, José Reinaldo abordou a conjuntura política internacional, destacando a atual crise econômica, que segundo ele deve ser encarada como uma crise do capitalismo, um sistema que “não é capaz de promover o progresso social e que vive eternamente em crise, sistêmica e estrutural”. Sobre a América Latina, José Reinaldo destacou a eleição de diversos governos democráticos, progressistas e nacionalistas e que lutam pelo socialismo. O secretário nacional de comunicação também ressaltou o projeto eleitoral do PCdoB para 2012, que visa “eleger prefeitos em cidades importantes. Nós estamos vendo as eleições do ano que vem com boas perspectivas para o crescimento do Partido”.
Para José Reinaldo, para o ano que vem duas tarefas são prioritárias para o Partido: as comemorações do aniversário de 90 anos do PCdoB e a própria batalha eleitoral.
Segundo ele, ao mesmo tempo, “o Partido está empenhado numa campanha de crescimento para se tornar uma grande força política, eleitoral e de massas, irradiadora de ideias revolucionárias e capaz de atrair amplos setores da sociedade brasileira, tendo a comunicação como difusor dessas ideias”.
Para José Reinaldo, a comunicação precisa difundir as ideias do Partido, ajudando a construir “um PCdoB de massas, contemporâneo e moderno”. Também devem ser tarefas do dia-a-dia, a difusão e a utilização do Portal Vermelho, “o nosso principal veículo de comunicação do Partido”. Destacou ainda a importância da distribuição do jornal A Classe Operária, “como um instrumento de agitação política e de construção partidária, e dos programas de TV que o Partido tem direito, ao mesmo tempo apresentando as nossas lideranças e fazendo propaganda política e ideológica”.
Em sua fala, Wevergton chamou a atenção, entre outros pontos, para a necessidade urgente de encarar a tarefa de Comunicação de forma profissional, “desejamos uma comunicação partidária que use uma linguagem acessível ao povo, mas que também ajude a elevar a consciência política das massas; que seja atraente, mas que também desperte a vontade de lutar; que seja moderna, mas que tenha a marca classista; ora, toda essa equação é muito difícil, e ficará impossível se continuarmos tratando nossa Comunicação de forma amadora”.
O encontro reservou ainda dois informes especiais. O primeiro apresentado por Marcos Pereira, da Comissão Estadual de Comunicação, que falou sobre o Centro de Estudos Barão de Itararé e a meta de lançar um núcleo da entidade no estado. O segundo informe foi apresentado pelo cientista social Théo Rodrigues, que falou sobre o movimento dos blogueiros progressistas e a atuação do PCdoB neste campo.
Outros dezessete companheiros fizeram uso da palavra, o que construiu um rico debate que agora deve ser levado aos demais municípios e entidades, destacando o principal espírito do encontro: a comunicação como ferramenta indispensável para o crescimento e o fortalecimento do PCdoB.