PCdoB-RJ debate os desafios da comunicação partidária

Dedicado ao comandante Fidel Castro, que comemorou 85 anos no dia 13, o Encontro Estadual de Comunicação do PCdoB-RJ debateu os principais desafios dessa frente, com a presença do Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo.

Participaram do encontro representantes de nove comitês municipais (Rio de Janeiro, Campos, São Gonçalo, Araruama, Belford Roxo, Magé, Miguel Pereira, Cambuci e Casimiro de Abreu) além da CTB (presidente estadual Maurício Ramos, Secretário de Comunicação Paulo Farias), UJS (Monique Lemos), UNEGRO (Antônio Carlos, executiva estadual), Conam (Paulo César, executiva nacional) e Sindicato dos Servidores Civis das Forças Armadas (presidente Luis Cláudio).

O encontro também contou com a presença dos dirigentes estaduais Ana Rocha, presidente do PCdoB-RJ, que falou sobre o quadro político no estado e a atuação do Partido nas diversas frentes, Wevergton Brito, Secretário Estadual de Comunicação, que abordou a Comunicação do Partido no Estado, Uirtz Sérvulo, Secretário Estadual de Organização e Igor Bruno, Secretário Estadual de Juventude e Coordenador de Políticas para a Juventude da prefeitura do Rio.

Sobre o projeto político estadual, Ana Rocha ressaltou, entre muitas outras questões que “é preciso que as direções municipais estejam organizadas para dirigir o processo das eleições de 2012, sendo esse um momento privilegiado para o crescimento do PCdoB”.

Tarefas da comunicação

Em seguida, José Reinaldo abordou a conjuntura política internacional, destacando a atual crise econômica, que segundo ele deve ser encarada como uma crise do capitalismo, um sistema que “não é capaz de promover o progresso social e que vive eternamente em crise, sistêmica e estrutural”. Sobre a América Latina, José Reinaldo destacou a eleição de diversos governos democráticos, progressistas e nacionalistas e que lutam pelo socialismo. O secretário nacional de comunicação também ressaltou o projeto eleitoral do PCdoB para 2012, que visa “eleger prefeitos em cidades importantes. Nós estamos vendo as eleições do ano que vem com boas perspectivas para o crescimento do Partido”.

Para José Reinaldo, para o ano que vem duas tarefas são prioritárias para o Partido: as comemorações do aniversário de 90 anos do PCdoB e a própria batalha eleitoral.
Segundo ele, ao mesmo tempo, “o Partido está empenhado numa campanha de crescimento para se tornar uma grande força política, eleitoral e de massas, irradiadora de ideias revolucionárias e capaz de atrair amplos setores da sociedade brasileira, tendo a comunicação como difusor dessas ideias”.

Para José Reinaldo, a comunicação precisa difundir as ideias do Partido, ajudando a construir “um PCdoB de massas, contemporâneo e moderno”. Também devem ser tarefas do dia-a-dia, a difusão e a utilização do Portal Vermelho, “o nosso principal veículo de comunicação do Partido”. Destacou ainda a importância da distribuição do jornal A Classe Operária, “como um instrumento de agitação política e de construção partidária, e dos programas de TV que o Partido tem direito, ao mesmo tempo apresentando as nossas lideranças e fazendo propaganda política e ideológica”.

Em sua fala, Wevergton chamou a atenção, entre outros pontos, para a necessidade urgente de encarar a tarefa de Comunicação de forma profissional, “desejamos uma comunicação partidária que use uma linguagem acessível ao povo, mas que também ajude a elevar a consciência política das massas; que seja atraente, mas que também desperte a vontade de lutar; que seja moderna, mas que tenha a marca classista; ora, toda essa equação é muito difícil, e ficará impossível se continuarmos tratando nossa Comunicação de forma amadora”.

O encontro reservou ainda dois informes especiais. O primeiro apresentado por Marcos Pereira, da Comissão Estadual de Comunicação, que falou sobre o Centro de Estudos Barão de Itararé e a meta de lançar um núcleo da entidade no estado. O segundo informe foi apresentado pelo cientista social Théo Rodrigues, que falou sobre o movimento dos blogueiros progressistas e a atuação do PCdoB neste campo.

Outros dezessete companheiros fizeram uso da palavra, o que construiu um rico debate que agora deve ser levado aos demais municípios e entidades, destacando o principal espírito do encontro: a comunicação como ferramenta indispensável para o crescimento e o fortalecimento do PCdoB.