Com os olhos em 2012, PCdoB realiza conferência em Bauru

Neste sábado, 13, foi realizada a conferência do Partido Comunista do Brasil na cidade de Bauru. Acompanhada pelo secretário de organização, Marcelo Cardia, teve como pautas principais a estruturação partidária e planos para a retomada da cadeira de vereador em 2012.

Conferencia Bauru - arquivo
O município de Bauru, importante pólo regional, tem hoje 359 mil habitantes e cerca de 270 mil eleitores. Assim como a construção da cidade, a história do PCdoB local é ligada a ferrovia e aos trabalhadores ferroviários – como o sr. Arconcio, alagoano de Viçosa, que, com 96 anos de idade, continua militante comunista.

Passado e presente de luta

De Bauru saíram para a luta e para o Araguaia os irmãos Petit – Maria Lucia, Lucio e Jaime. Maria Lucia, a única dos irmãos que foi localizada aqui está sepultada ao lado da mãe, Dona Julieta.

O Partido Comunista do Brasil se reorganizou no município a partir de 1986, participou ativamente nesses 25 anos da vida política da cidade. Teve presença na Câmara de 1993 a 2008.

A atuação entre os jovens também sempre foi marca do partido na cidade. Nas fileiras da UJS em Bauru já estiveram, entre outros, dirigentes estudantis como Eder Roberto e Luiz Ricardo, que presidiu a União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP). Essa trajetória foi lembrada por Herman Vicente, ex-presidente da UJS e secretário de juventude junto a direção e por João Batista, que atualmente preside a UJS Bauru.

Momento emocionante da Conferência aconteceu na fala de José de Oliveira, hoje militante em Nova Odessa, comunista de longa data e pai de Luiz Ricardo, falecido no exercício da presidência da entidade estudantil.

Balanço e perspectivas

Em nome do Comitê Municipal, Majo Jandreice fez um balanço das atividades dos últimos dois anos e agradeceu a contribuição de Hobert Santos na direção cessante. Na avaliação da dirigente “apesar das dificuldades que estão sendo enfrentadas pela perda do mandato, em 2008, foi positiva a experiência a frente da Secretaria Municipal de Educação (a própria Majo) no ano de 2009 e também a de Darlene Têndolo, que vem atuando com destaque como Secretaria Municipal de Assistência Social no atual governo municipal”.

Nas eleições de 2010 os militantes participaram ativamente e deram contribuição às campanhas de Aldo Rebelo, Protógenes Queiróz, Sara Munhóz, Gustavo Petta, Pedro Bigardi e Leci Brandão.

A conferência, que foi prestigiada pelo presidente local do PSB e outros dirigentes desta legenda, elegeu a nova direção do Comitê Municipal, discutiu as perspectivas e ações para fortalecimento do Partido, a intensificação da a campanha de filiações com o objetivo maior de retomar a cadeira na Câmara Municipal em 2012.

Sendo este o objetivo central, os comunistas de Bauru traçarão, em conjunto com o comitê estadual, a melhor tática e política de alianças para garantir novamente o assento na casa legislativa da cidade.

De Bauru,  Fernando Henrique Borgonovi e Majo Jandreice