Campus da UFRGS na Serra recebe garantias do governo federal
O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) saiu confiante de agenda no Ministério da Educação (MEC), onde foi pedir a inclusão de campus da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS) na Serra gaúcha.
Publicado 17/08/2011 16:44 | Editado 04/03/2020 17:10

Ao lado do vice-reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, o parlamentar reafirmou sua liderança no movimento para que a região seja contemplada com um campus universitário público e gratuito. Assis e Oppermann mantiveram audiência às 11h desta quarta-feira com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, e com o secretário de Educação Superior do governo federal, Luiz Cláudio Costa. Na reunião, solicitada por Assis, ambos defenderam a importância da Serra no contexto econômico, social e cultural para receber campi.
De Fernandes Paim e Costa, Assis e Oppermann receberam garantias de que a Serra poderá ser contemplada no programa do governo e federal e ser incluída no pacote anunciado na terça-feira pela presidenta Dilma Rousseff. A análise será feita com maior profundidade durante o balanço do plano lançado pelo MEC, previsto para começar na segunda quinzena de setembro.
Munido de matérias jornalísticas, nominata do Comitê Pró-Universidade Pública e peças publicitárias de campanha voltada para campus da UFRGS na Serra, Assis fez uma retrospectiva do movimento pela instalação da universidade na região, bem como descreveu as últimas ações desenvolvidas por lideranças envolvidas no processo, com a coordenação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). A intenção do deputado foi mostrar o envolvimento da comunidade regional e o forte apelo que existe em torno de uma universidade federal pública na região, que conta com mais de um milhão de habitantes.
“A Serra é centro industrial e econômico de extrema importância para o desenvolvimento da região, do Estado e do país. Esse movimento pelo campus da UFRGS na Serra ganhou força a partir de 2009 quando presidi a Comissão Especial Pró-Universidade Pública na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul”, acrescentou Assis.
Oppermann reafirmou o compromisso da UFRGS com a interiorização do ensino superior e endossou as palavras do deputado Assis sobre o movimento que vem sendo articulado pela reitoria junto às lideranças regionais.
Paim Fernandes e Costa elogiaram a iniciativa, destacando que é esse é o “caminho certo” para construir a interiorização do ensino superior, ouvindo a comunidade sobre as suas necessidades, antes de desenvolver o projeto. Na sequência, o secretário de Educação Superior solicitou que fosse intensificado o processo de elaboração do projeto com o olhar para as demandas regionais, os indicadores socioeconômicos e o plano de desenvolvimento regional – essa é uma exigência da presidência da República.
Paim Fernandes disse saber que a implantação da UFRGS na Serra gaúcha é prioridade para a região. Ele antecipou ainda que na segunda quinzena de setembro ocorrerá reunião de balanço do plano anunciado nesta terça e a intenção é que no início do próximo ano sejam feitos os adendos necessários para a interiorização do ensino superior.
Da assessoria do deputado Assis Melo