João Ananias apoia a luta dos Agentes de Saúde e de Endemias

Regulamentação Já. Foi o que pediram os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias que lotaram, na última sexta-feira (12/08), o Plenário 13 de Maio e as galerias da Assembleia Legislativa do Ceará, durante o Seminário Regional promovido pela Câmara dos Deputados.

Em todo o País, cerca de 300 mil agentes de saúde e de endemias esperam pela implantação do piso salarial e o plano de carreira. João Ananias, que tem centrado seu trabalho na Câmara em defesa da saúde pública, participou da audiência e manifestou seu apoio à causa desses trabalhadores. "O reconhecimento do importante papel dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias não vem sendo acompanhado pela garantia das conquistas salariais. Investir nesses trabalhadores não é gasto, é investir na saúde do povo".

João Ananias ressaltou que a luta é legítima e que é preciso atingir o alvo certo: a equipe econômica do Governo. "Não podemos aceitar como argumento a crise econômica mundial para protelar ainda mais a regulamentação do piso salarial." Ele fez um apelo ao Governador Cid para que veja como contribuir com a luta dos agentes. Também se comprometeu em levar o assunto para debater na reunião da bancada federal do PCdoB. "Desafio se há alguém no Congresso que seja contra a saúde pública do País".

Ruthe Brilhante, da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, Marcos Brito, da Federação dos Agentes de Endemias do Estado do Ceará e Maria Edilza Andrade, da Federação Cearense dos Agentes de Saúde, participaram do evento, que foi acompanhado por centenas de trabalhadores da Capital e do Interior do Estado, numa demonstração do poder de mobilização desses trabalhadores. Esses representantes lembraram que "são sempre denominados de anjos da saúde, mas que na hora de reivindicar seus direitos, esse reconhecimento não é respeitado". Eles pediram o apoio dos parlamentares estaduais e federais na luta pela regulamentação de suas conquistas.

O deputado federal Domingos Dutra, relator da Emenda Constitucional 63 (dispõe sobre o piso salarial e plano de carreira dos profissionais), disse que estão sendo realizados seminários regionais em todo o País e que no término será elaborado um relatório com as reivindicações. "Temos de convencer a Presidente Dilma sobre a importância dessa regulamentação, pois só depende dela o envio do Projeto para a Câmara dos Deputados".

 Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB)