Estudantes declaram Greve Geral em apoio aos professores

Na última semana, mais de 200 estudantes de Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) compareceram a Assembleia Geral dos Professores do Estado do Ceará. Durante a assembleia a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convocou uma reunião com as demais entidades estudantis presentes e com as lideranças estudantis das Escolas. e

Após uma série de relatos por parte das lideranças sobre como está crítica a situação das EEEP´s e a perseguição que mestres e estudantes estão sofrendo durante a greve dos professores, decidiram deflagrar a Greve Estadual dos Estudantes das EEEP´s.

A decisão foi anunciada na Plenária pelo diretor da UBES, Vinicius França, e recebida com muito entusiasmo pelos professores e estudantes presentes, que aplaudiram a corajosa posição tomada pelo corpo do movimento estudantil. “Já que os professores das EEEP´s não podem parar por serem temporários e não terem estabilidade, os estudantes estão, neste momento, assumindo a dianteira do movimento e declarando Greve Geral dos Estudantes” disse Vinicius, ao anunciar a decisão.

A Greve dos Estudantes já começa com a adesão imediata de várias EEEP´s da Capital e do Interior e a expectativa é ampliar rapidamente o número de adesões, como disse o Presidente da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), Israel Balaio. “Quanto mais adesões a greve tiver, mais o Governo vai se sentir pressionado a atender às demandas”.

As entidades e as lideranças estudantis das EEEP´s estão comprometidas com o movimento que tem como intenção defender a educação pública no estado do Ceará, como disse a gremista da EEEP José de Barcelos, Fernanda Almeida: “O Ceará passa por uma crise na educação e é pra resolver isso que estamos em Greve. A situação nos revolta e é por isso que lutamos. Estudantes revoltados, direitos conquistados”.

O diretor da UBES Vinicius França, informou que a greve dos estudantes não tem previsão para acabar e além da pauta dos professores, terá bandeiras próprias.

Fonte: Blog da UJS/Ceará