Sem categoria

Equador vai propor reforma no Conselho de Segurança da ONU

O presidente do Equador, Rafael Correa, vai propor uma democratização do Conselho de Segurança das Nações Unidas na próxima Assembleia Geral da entidade, marcada para setembro.

De acordo com o Ministério equatoriano das Relações Exteriores, Correa vai assistir à reunião acompanhado do chanceler Ricardo Patiño.

Por sua vez, o vice-chanceler Kintto Lucas explicou que o objetivo da dupla será promover uma proposta para democratizar o Conselho de Segurança da ONU e realizar mudanças no poder de veto.

"A maioria dos países está de acordo com a eliminação deste poder, pois o considera o mais antidemocrático que existe", afirmou o diplomata.

Correa e Patiño também devem levar à Assembleia Geral o projeto Yasuní-ITT, que busca preservar cerca de 846 milhões de barris de petróleo embaixo do solo do Parque Nacional Yasuní, em troca de apoio financeiro internacional.

Recentemente, foi anunciado que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, vai encaminhar um pedido de reconhecimento do Estado palestino também durante o encontro da ONU.

Fonte: Ansa