PCdoB-Belém debateu plebiscito sobre divisão do Pará

No esforço de conscientizar e qualificar o debate em torno do plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará, o comitê municipal do PCdoB de Belém realizou na última Sexta-feira (02/08), no Auditório Neuton Miranda na Sede do PCdoB, o debate sobre o Plebiscito que trata da Divisão do Pará.

Plenária

O evento contou com a presença de diversas lideranças dos movimentos Sociais, além da Militância do Partido e dos dirigentes da UAP, UMES, UNEGRO, UBM, CEMJA e UJS, compareceram também representantes do movimento de Blogueiros e companheiros da JPMDB.

O debate iniciou com a fala de Erico Albuquerque, que apresentou seu texto “O Pará e mais forte e viável por inteiro” a abordagem foi feita de forma clara e precisa mostrando como está se construindo esse movimento de divisão e quais as conseqüências reais que o Estado poderá sofrer com o processo de divisão.

Para Jorge Panzera presidente do PCdoB no Pará, abordou as estratégias políticas que está sendo utilizada pelo movimento pró-divisão. Segundo Panzera existe a necessidade de se estabelecer um contraponto no debate colocado, “é preciso estabelecer um debate qualificado e idôneo, discutir o modelo de desenvolvimento que existe no Pará, evitando rivalidades políticas e regionais, que poderão tornar esse processo democrático em uma guerra política prejudicando a avaliação da sociedade sobre o pleito. Afirmou o dirigente

Várias lideranças se manifestaram sobre o tema apresentando opinião contraria a divisão e defendendo uma nova política o Pará, que leve em consideração a descentralização de investimentos e a necessidade de toda a população.

Para Rodrigo Moraes, vice-presidente do PCdoB de Belém, O debate é o passo inicial para que o Partido tome posição e participe de forma ativa na campanha em defesa de um Pará forte e unido.

De Belém,
João Clóvis