Lisboa cobra alternativas para acabar com a dependência da ZFM

Durante plenária, nesta terça-feira, 18, o deputado estadual, líder do PCdoB/AM na ALE-AM, cobrou mais uma vez a criação de alternativas econômicas para acabar com a dependência de repasses do Pólo Industrial de Manaus.

“Essa guerra fiscal não vai acabar nunca. Volto a dizer que fragilizar a zona franca é hipocrisia. Se continuar assim ficaremos encurralados e vai ser difícil reverter esse quadro no futuro” disse Lisboa.

Para o deputado, o estado do Amazonas é rico em potencialidades locais. Enquanto se ganha com a Zona Franca é preciso direcionar esse lucro para matrizes econômicas no interior.
A instalação de uma fábrica de bacalhau no município de Fonte Boa, distante a 678 quilômetros da capital, é uma das alternativas.

“A construção dessas fábricas vai gerar emprego e renda para a população e, assim, reduzir a dependência do Estado”, afirmou do deputado.

Outro setor que também precisa de investimentos, é a matriz energética. O Amazonas ainda sofre com os apagões. Os municípios do estado, como Boa Vista do Ramos, Fonte Boa, Jutaí entre outros passam por sérios problemas de energia.

“É difícil pensar em ter fábricas de gelos, óleos, tijolos, madeira e beneficiamento de pescado se não possui uma matriz energética capaz de suprir essa demanda. Quando tivermos energia, vamos melhorar a sustentabilidade dos municípios”, falou o deputado.

Ainda segundo o parlamentar, a oferta atual de energia só é suficiente para o consumo de Manaus.

De Manaus,
Samira Benoliel