Sem categoria

80% dos miseráveis no Sudeste estão em área urbana

Cerca de 80% dos 2,7 milhões de brasileiros em situação de miséria nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo estão em área urbana. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (18) pelo governo federal durante anúncio de medidas que contemplam essa faixa social na região Sudeste do país.

Governadores dos quatro Estados assinam compromisso de reversão desses índices com a presidente Dilma Rousseff, os ministros Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Edson Lobão (Minas e Energia), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Carlos Lupi (Trabalho) e Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Ao lado de Dilma, compõem também a mesa o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Leia também:
Dilma lança pacto contra miséria no Sudeste ao lado de Alckmin

No estado de São Paulo, o programa, que visa complementação de renda de famílias que recebem o Bolsa Família e que têm renda per capita mensal inferior a R$ 70, começa no próximo mês com a localização das pessoas que vivem em extrema pobreza.

A partir de 2012, o programa vai empregar o uso de um cartão único nos 100 municípios paulistas com IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) para a distribuição das quantias. Até 2014, a previsão é que o plano atinja outros 545 municípios paulistas – 87 deles nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Fonte: Uol