Sem categoria

Coreia do Norte denuncia mais um exercício militar dos EUA

O Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) denunciou esta semana os Estados Unidos e a República da Coreia pela realização de exercícios militares em áreas próximas às fronteiras da RPDC com o sul.

De acordo com o ministério, os exercícios militares conjuntos de ambos os países têm como alvo a RPDC, e são realizados apesar de repetidos avisos da Coreia do Norte.

"Em conluio com as forças sul-coreanas, as atitudes dos Estados Unidos demonstram o caráter hostil das manobras militares conjuntas. A intenção é fazer manobras político-militares que conduzam a uma guerra nuclear de agressão contra o Norte", assinala o ministério.

O Ministério das Relações Exteriores também destaca o comportamento incoerente dos Estados Unidos, quando prega na retórica o diálogo com a Coreia do Norte e, ao mesmo tempo, realiza cada vez mais exercícios militares na região, elevando a tensão a níveis perigosos.

"É comum os Estados Unidos conclamarem a RPDC a frear o desenvolvimento de seus programas nucleares, enquanto, ao mesmo tempo, lubrifica e ajusta sua máquina de guerra junto à fronteira norte-coreana", afirma.

Tudo indica que os Estados Unidos não querem a desnuclearização da Península Coreana por meio do diálogo e das negociações. Preferem perder as oportunidades de negociação que têm para usar o velho método da pressão e da intimidação.

A posição da RPDC na questão é invariável, enquanto procura preservar a paz e procura obter a desnuclearização da Península Coreana, por meio do diálogo e da negociação.

Com informações da KCNA