Sem categoria

Unasul avalia participação em processos eleitorais da região

A União de Nações Sul-americanas (Unasul) e o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela avaliaram a possibilidade de criar uma comissão no bloco para observar processos eleitorais da região. Nesta quinta-feira (18), o ministro de Energia Elétrica, Alí Rodríguez declarou que essa iniciativa veio à tona durante uma reunião entre a secretária-geral dessa organização, María Emma Mejía, e a presidente do CNE, Tibisay Lucena

"Basicamente trocaram experiências para estabelecer sistemas que permitam que a Unasul assista a processos eleitorais onde seja convidada", disse Rodríguez ao canal Venezuelana de Televisão.

A proposta – explicou – não substituirá as missões de outras entidades internacionais em eleições, mas se ampliaria o nível de participação dos observadores.

"Cada país é soberano e essas missões vão por convite dos organismos eleitorais dos países correspondentes", apontou, ao detalhar que a ideia ainda está em processo de elaboração.

Nesse sentido, fez referência à possibilidade "que se está abrindo diante de todos os povos da América do Sul com a Unasul".

A secretária-geral do grupo regional visitou Caracas na terça-feira passada para dialogar com o presidente Hugo Chávez.

Mejía assumiu seu cargo à frente do organismo multilateral no dia 10 de maio na Guiana, que atualmente ocupa a presidência rotativa do grupo, e aceitou compartilhá-lo com Rodríguez, que dirigirá o bloco a partir de 2012.

Prensa Latina