Bauru realiza I Conferência de Políticas para Mulheres

Nos dias 26 e 27/08 acontece a etapa municipal do calendário da III Conferência Nacional.  Em 2004 o Governo Federal declarou o ano da Mulher, convocando a I Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, envolveu mais de 120 mil mulheres em conferências municipais e estaduais realizadas em todas as 27 Unidades da Federação aprovaram os princípios da Política Nacional para as Mulheres e as diretrizes das políticas que serviram de base para o I Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

conf mulheres bauru - arquivo

A 2ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres em agosto de 2007 Envolveu mais de 200 mil mulheres em conferências municipais e estaduais realizadas em todas as 27 Unidades da Federação e reafirmaram os princípios definidos na 1ª Conferência e aprofundaram os temas a serem incorporados no II Plano.

A 3ª CNPM foi convocada pelo Decreto Presidencial de 15 de março de 2011 e tem como objetivos: Discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania das mulheres no Brasil.

A partir de suas realidades locais as mulheres debaterão a criação de uma plataforma de políticas para as mulheres no âmbito municipal e estadual, à luz dos seguintes eixos temáticos:
I – análise da realidade brasileira e os desafios para a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício da cidadania.
II – definição de prioridades para o próximo período com base na avaliação, atualização e aprimoramento das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de políticas para mulheres.

3ª Conferência de Bauru

Em Bauru, já foram realizadas duas conferências, a primeira em março de 2004 e a segunda em abril de 2007. O Governo Municipal através da Sebes, vem implantado ações do plano nacional e reivindicações dessas discussões principalmente em relação ao enfrentamento da violência doméstica, com a Criação da Casa Abrigo, do Centro de Referência. Ainda, conta com a DDM que atende mulheres vítimas de violência e conta com a referência da Lei Maria da Penha.

A 3ª Conferencia Municipal, terá como temas centrais para o tebate : Discriminação e Violência: Aplicação da LEI MARIA DA PENHA ; a Participação e Política: Mulheres nos Espaços de Poder e Políticas Públicas: Ações de enfrentamento à Pobreza.
O evento é aberto a qualquer pessoa da comunidade.