Sem categoria

Ministério do Esporte e CGU em ação por transparência na Copa

Para acompanhar as obras nas cidades-sede, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Esporte lançaram, nesta quinta-feira (18), a Câmara Temática de Transparência para a Copa do Mundo 2014. O órgão terá como atribuição, durante todo o período preparatório do evento, aprimorar e intensificar a transparência pública sobre os empreendimentos necessários à realização dos jogos da Copa do Mundo.

A Câmara Temática terá representantes do Ministério do Esporte, da CGU, da Advocacia-Geral da União, além de governos estaduais e de prefeituras.

O ministro da CGU, Jorge Hage, pediu que todas as instituições envolvidas com o evento cumpram rigorosamente o Decreto nº 7.034, de dezembro de 2009, que criou o portal da Copa, fazendo chegar regularmente e com celeridade ao Ministério do Esporte e à CGU, para exibição no portal, as informações sobre cada empreendimento. Desde a fase de projeto e de contratação até a de execução.

O site apresentará a previsão de investimentos e a fonte dos recursos (privada ou pública, se do governo federal, estadual ou municipal) de cada empreendimento – seja na área de mobilidade urbana ou relativo aos estádios e arenas esportivas. Também é possível saber as datas de início e de término de cada obra. O site disponibiliza ainda a Matriz de Responsabilidades da Copa, além de imagens dos locais de competição, algumas virtuais.

A CGU irá acompanhar as despesas dos jogos que serão custeadas com recursos federais. A medida em que novas despesas forem definidas, as informações relativas a elas também serão publicadas no site.

Fonte: CGU