Sem categoria

Ministro do Esporte ouve movimentos sociais sobre obras da Copa

O ministro do Esporte, Orlando Silva, recebeu nesta quarta-feira (24), em Brasília, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a Frente de Resistência Urbana Nacional. Eles solicitaram participação popular nos debates sobre as obras que serão construídas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e possíveis desapropriações a serem feitas pelas cidades e pelos estados.

Orlando Silva sugeriu a criação de uma comissão, com representantes de ministérios relacionados aos temas, para mapear a situação levantada pelos movimentos, analisar os gargalos e discutir possibilidades de ajustes. Uma nova reunião foi marcada para o início de setembro para avançar nas discussões de alguns casos específicos apresentados pelos representantes dos movimentos.

O ministro destacou o governo democrático da presidenta Dilma Rousseff e ressaltou a importância da participação da sociedade na elaboração nas principais decisões do país.

“Vou sugerir a criação de um grupo para dialogar com os movimentos e fazer um mapa das intervenções levantadas aqui, analisar os fatos e ver a posição dos municípios para definir o que poder ser feito”, disse.

O coordenador nacional do MTST, Guilherme Boulos, elogiou a iniciativa da criação de um grupo de trabalho e destacou a importância dos movimentos nas principais questões do país, como os grandes eventos esportivos. “Como primeiro passo, foi positivo. Espero que esse canal proposto aqui prospere e seja de utilidade para o país.”

Entre os ministérios que poderão participar da comissão estão: Justiça, Cidades, Direitos Humanos, Secretaria Geral da Presidência da República e Esporte.

Fonte: Ministério do Esporte