Sem categoria

Solidariedade aos camaradas do Chile

Em função das recentes manifestações estudantis contra o modelo neoliberalista de eduçação, que provocou até ameaças de morte contra jovens lideranças comunistas, e a organização dos trabalhadores que se preparam para greves contra a violência repressiva do governo de Piñera, violência que atingiu populares e também sedes locais do PC, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, emitiu uma nota de apoio e compromisso com esta luta. Segue abaixo na íntegra:

Solidariedade aos camaradas do Chile
Em função das recentes manifestações estudantis contra o modelo neoliberalista de eduçação, que provocou até ameaças de morte contra jovens lideranças comunistas, e a organização dos trabalhadores chilenos que se preparam para greves contra a violência repressiva do governo de Piñera, violência que atingiu populares e também sedes locais do PC, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, emitiu uma nota de apoio e compromisso com esta luta. Segue abaixo na íntegra:

Estimados camaradas,

Pela presente nota, fazemos chegar ao Partido Comunista do Chile e a todo povo chileno, em especial a sua brava Juventude, a solidariedade do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) a todos e todas que ocupam as ruas de vosso país contra as políticas de direita e, em especial, contra o modelo educativo herdado do neoliberalismo pinochetista.

Há mais de três meses o mundo acompanha com atenção e solidariedade à dura luta dos estudantes chilenos para reverter um modelo neoliberal de educação, que põe em dificuldades, sobretudo, os mais pobres e trabalhadores. Nesta dura e longa luta, nos congratulamos em especial com o papel de liderança dos jovens comunistas, destacamento avançado da juventude chilena.

Nos congratulamos também com os trabalhadores chilenos, os quais anunciam e preparam uma greve nacional para os próximos dias 24 e 25 de agosto. A luta dos trabalhadores chilenos coloca em evidência as graves desigualdades de riqueza e renda que caracterizam vossa sociedade.

Neste contexto de lutas, o governo do senhor Sebastián Piñera, após um ano de sua eleição, se destaca como o mais impopular da América do Sul. Condenamos a violência repressiva por parte do governo de Piñera contra os populares e os ataques contra as sedes do PC do Chile.

Desejamos e fazemos votos de que a luta dos chilenos e chilenas resulte em uma importante acumulação de forças por parte dos comunistas e forças mais avançadas do Chile, visando, em um futuro que esperamos que seja próximo, colocar seu país alinhado com a tendência democrática, progressista e antiimperialista que se desenvolve ma América Latina.

Toda nossa solidariedade ao PC do Chile e as JJCC do Chile!

Todo apoio a luta do povo chileno!

Saudações Fraternais,

Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista de Brasil (PCdoB)