Vereadores passam a noite lendo processo contra Hélio

Uma das exigências do DL 201/67, que serve de base à acusação contra o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) na Câmara Municipal de Campinas, é a leitura completa do processo. O documento tem 1.649, mas acordo entre a presidência da Casa e os advogados de defesa, reduziram a leitura para 1.049 páginas. O relatório final do processo, feito pelo vereador Zé do Gelo (PV), pede a cassação do prefeito.

A sessão teve início ontem (18/08), às nove horas. Por volta das 10 horas começou a leitura do processo. Os vereadores se revezaram e atravessaram a madrugada lendo o documento. Até o momento, já foram lidas mais de 600 páginas. A expectativa é que a leitura acabe até o final da tarde de hoje.

Terminada a leitura, começa a fase onde cada vereador terá quinze minutos para se pronunciar. Não se sabe se o presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT) vai interromper os trabalhos hoje e retomar na manhã de sábado ou se a sessão continuará por mais uma noite. Conversas informais apontam para a continuidade dos trabalhos na madrugada. O objetivo seria evitar qualquer ação jurídica dos advogados do prefeito para interromper os trabalhos.

Desde o início do processo contra o prefeito os advogados têm questionado aspectos jurídicos da ação, sem sucesso. Na tarde de ontem, por volta das 16 horas, os advogados deixaram o plenário da Câmara e não retornaram até agora (9h). Eles afirmam que o vazamento da gravação de um telefonema, onde o vereador Aurélio Cláudio (PDT) insinua compra de votos pelo prefeito, teria contaminado o voto. O entendimento do advogado Alberto Rollo é que pesará, sobre o vereador que votar a favor do prefeito, a pecha de ter se vendido. O advogado afirma ainda que a gravação, divulgada pela imprensa, foi feita de maneira ilegal.

Assim que foi aberta a sessão, na manhã do dia 18/08, o líder de governo, Francisco Selli (PDT) e o vice-líder, Zé Carlos (PDT), abriram mão dessas funções. No momento, o prefeito está sem liderança oficial na Casa.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior