Sem categoria

Raúl participa da festa da União de Artistas e Escritores cubanos

O presidente cubano, Raúl Castro, participou neste sábado (20) da festa dos 50 anos da União de Artistas e Escritores cubanos.

O presidente do grupo, Miguel Barnet, afirmou ao apresentar a festa que a organização tem sido uma ferramenta da vanguarda intelectual de Cuba e desde sua criação serve aos ideais mais nobres da revolução socialista.

Desde sua criação a organização tem o objetivo de "estimular, proteger e defender a criação intelectual e artística, bem como combater toda atividade contrária aos princípios da revolução".

Ao referir-se à fundação da Uneac, indicou que esta uniu os escritores e artistas que viviam no esquecimento e num estado de desamparo social e conseguiu o acordo de uma heterogênea massa de criadores.

Barnet também se referiu ao processo de aperfeiçoamento impulsionado nos últimos anos e ao espírito de transparência que a caracterizou em seu meio século de existência, "garantia de um diálogo pleno e democrático".

Assinalou como a cultura é a mais alta expressão da política porque garante o pleno exercício da liberdade e nos converte em seres humanos, ao elevar a qualidade de vida e potenciar os valores sociais.

Com a cultura, precisou, "assaltamos os quartéis da banalidade e a ignomínia, ao mesmo tempo em que nos opusemos à mercantilização da arte em nossa sociedade".

Assistiram ao ato o ministro da Cultura, Abel Prieto, e os membros do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, Esteban Lazo, Marino Murillo e Lázara Mercedes López, entre outras personalidades.