Campos do Jordão tem PCdoB reforçado

Em visita a São Paulo, o ex-prefeito de Campos do Jordão e novo filiado do PCdoB, João Paulo Ismael, dá entrevista exclusiva ao Portal Vermelho. Nela, ele relata um pouco de sua trajetória, sempre no campo progressista, que o aproximou cada vez mais do ideário comunista.

filiaçao campos do jordao - arquivo
João Paulo Ismael é mineiro de nascimento, embora registrado em Icem, SP, cidade com cartório mais próximo de onde morava. Nasceu em 20 de abril de 1951 em Cachoeira do Marimbondo e se formou médico cardiologista. Um de seus clientes mais ilustre foi o ex-governador Franco Montoro, mas não foi dali, adverte, que se aproximou da luta política pela democracia.

Seu ideal por uma sociedade justa, democrática, “começou em 1968, como ativista estudantil, lutando contra a ditadura militar que há quatro anos amordaçava o país e aniquilava quaisquer iniciativas de oposição. A partir daí, formei uma opinião democrática, direcionando a juventude da época, influenciados que éramos pelo movimento estudantil internacional, cujo marco foi os protestos na França, que fez o governo rever sua política educacional”, conta ele.

Vermelho – João Paulo, por que o pensamento de esquerda, culminando com a sua filiação no dia 15/08 no PCdoB?
João Paulo – Olha, minha formação moral, profissional, filosófica sempre me guiou para um pensamento de vanguarda, para um partido que não envelhece, que sempre se renova, então sempre caminhei próximo ao PCdoB.

Vermelho – Conte-nos como começou suas atividades em Campos do Jordão.
JP Vim para a cidade atuar como médico em 1976. Mais tarde, em 1979, me filiei ao PMDB, ligado a correntes progressistas. Fui prefeito pela primeira vez em 1982. Depois, como não era permitido reeleição, foi reconduzido à prefeitura em 1992. No pleito de 2000, fiquei em 2º lugar, com 41% dos votos e, finalmente, em 2004, tendo como vice o Dinéias Aguiar (PCdoB), fui novamente eleito.

Vermelho – O que o partido espera com sua vinda para as próximas eleições?
JP Nosso partido, na cidade,tem uma história de longa data, venho reforçar isso, somando ainda, além de meu filho Rodrigo, outros valorosos companheiros que aprovam minha filição ao partido do socialismo. Esse somatório vai potencializar o PCdoB de nossa cidade para construir uma chapa própria, indicando um nome majoritário e com candidatos a vereadores com reais condições de eleição. É um momento de muita unidade e empolgação que vivemos para ampliar a ousadia do partido comunista local.