Inácio Arruda – A força da educação para desenvolver o Ceará

Por *Inácio Arruda

O dia 16 foi especialíssimo para o Ceará. A presidente Dilma oficializou a implantação da Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC) e comemoramos, no Senado, o centenário de Juazeiro do Norte. Juazeiro é um caso raro de município que alcança a sua emancipação política unindo a força das armas e a força da fé e, como sede dessa nova universidade, terá também a força da educação para seu desenvolvimento.

O Ceará é um dos estados mais beneficiados com a expansão da rede federal de educação. Além da nova UFRC, que abrangerá os municípios de Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó e Brejo Santo, ganhará a instalação de novos Institutos Federais de Educação Tecnológica em Maranguape, Boa Viagem, Itapipoca, Horizonte, Paracuru e Acopiara, que irão somar aos 23 já existentes.

Na rede pública de ensino superior, vamos contar agora com a Universidade Federal do Ceará para Russas e Crateús, que se integrará ao complexo que já conta com a Universidade Estadual do Ceará, Universidade Regional do Cariri, Universidade Estadual do Vale do Acaraú e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Aliar os saberes tradicionais às tecnologias mais avançadas e articular o conhecimento científico com nossa riqueza cultural são garantias para um futuro promissor. Precisamos gerar e transferir conhecimento. Segundo a presidente Dilma, só a Petrobras, nos próximos dois anos, vai precisar de 230 mil técnicos em petróleo e gás.

O semiárido pode ser um centro de excelência de microeletrônica, biotecnologia, robótica, nanotecnologia, telemedicina, química verde… Esses programas demandam educação científica, tecnológica e humanística.

O Brasil tem média nacional de dez estudantes cursando o terceiro grau em instituições federais para cada dez mil pessoas, mas no Ceará temos apenas 5,7 alunos em dez mil. A expansão da rede de ensino é o degrau que precisamos para um salto econômico, com trabalhadores e trabalhadoras qualificados e valorizados.

*Inácio Arruda é Senador (PCdoB)

Fonte: O Povo