Cruz Alta: Ato solene lembra 50 anos da Legalidade 

Aconteceu nesta segunda-feira (22) sessão solene em homenagem aos 50 anos da Legalidade, movimento que iniciou após a renúncia de Jânio Quadros em 25 de Agosto de 1961, quando as forças conservadoras e militares tentaram dar um golpe e assumir o poder, tirando o direito de João Goulart, Vice-Presidente, a época, de tomar posse do governo brasileiro, fato este que marca o inicio de um movimento para garantir a ordem estabelecida pela Constituição Brasileira.

vereadora Bebeta - Divulgação

Com esse fato, iniciou no Rio Grande do Sul o Movimento da Legalidade, deflagrado e comandado pelo então Governador do estado, Engenheiro Leonel de Moura Brizola. O Brasil e o mundo se voltaram para o Rio Grande do Sul à espera dos desdobramentos decorrentes desse impasse que gerou uma crise político-institucional.

De acordo com a proponente do ato solene, Vereadora Elisabeth Zavaglia Silva, a Professora Bebeta, do PCdoB, a partir das proclamações de Leonel Brizola pela Rádio Guaíba, de Porto Alegre, o país reagiu ao golpe articulado por militares, juntamente com o poder econômico, que se colocaram acintosamente contra a posse de Jango, desrespeitando a lei, a Constituição Brasileira e a vontade soberana do povo que elegera João Goulart Vice-Presidente da República.

“O Governador Leonel de Moura Brizola, na época com 39 anos de idade, de forma patriótica e corajosa, liderou o Movimento comandando uma cadeia de rádios gaúchas, conclamando a resistência contra o golpe militar” disse Bebeta.

A Vereadora também solicitou ao executivo para que seja instituído o Memorial da Legalidade, justamente como uma homenagem aos 50 anos deste movimento. “Esta proposição tem como objetivo valorizar a luta do povo em defesa dos seus direitos e tornar inesquecível às gerações futuras à história de lutas democráticas e patrióticas do povo brasileiro, e neste episódio em particular, do povo gaúcho sob o comando do grande líder trabalhista Leonel de Moura Brizola. Além do objetivo histórico, tem, também, o objetivo de homenagear o povo de Cruz Alta, assim como os trabalhistas, getulistas e brizolistas da cidade, que participaram ativamente dessa luta patriótica em defesa da legalidade constitucional que estava sob ameaça dos inimigos da liberdade e da democracia”, disse a vereadora.

De Cruz Alta,
Rodrigo da Luz