Petista assume prefeitura de Campinas

Foi empossado, na manhã de hoje (23/08), o vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT). Demétrio assume o cargo no lugar do ex-prefeito, Hélio de Oliveira Santos (PDT), cassado pela Câmara Municipal na madrugada do dia 20/08. Demétrio é o 56° prefeito de Campinas.

Demétrio Vilagra

Demétrio chegou acompanhado de sua esposa Márcia Vilagra e do novo líder de governo na Câmara, o vereador Josias Lech (PT). A cerimônia foi bastante concorrida. Estiveram presentes, os deputados estaduais do PT, Edinho Silva (presidente estadual do PT), Gerson Bittencourt, Antonio Mentor, Ana Perugini, Simão Pedro e José Cândido. Também participaram os prefeitos petistas de Osasco, Emídio de Souza, e de Guarulhos, Sebastião Alves de Almeida. Vários secretários e ex-secretários do ex-prefeito compareceram à cerimônia.

Outro grupo cuja presença merece destaque é o dos vereadores. Mais de dois terços deles, 23 em 33 vereadores, participaram. Eles representam dez dos treze partidos com representação na Câmara. Pode ter sido apenas uma ação protocolar, mas é um bom indício para o novo prefeito e seu líder.

Isso porque exatamente à mesma hora em que o presidente da Câmara, Pedro Serafim, declarava “empossado o prefeito municipal, Demétrio Vilagra” – às 11h05 – o vereador Valdir Terrazan (PSDB) protocolava pedidos de instalação de Comissão Processante, que pode levar à nova cassação, e de afastamento provisório do novo prefeito. Para evitar o processo e o afastamento, Demétrio precisa do voto de 12 vereadores.

De Campinas,
Agildo Nogueira Junior